FANDOM

Tsukuyomi

Tsukuyomi.png

Nome
Kanji 月読
Rōmaji Tsukuyomi
Português Literal Deus da Lua
Estréia
Mangá Capítulo #142
Anime Naruto Episódio #82
Filme Naruto 6: Road to Ninja
Game Naruto: Ultimate Ninja 2
OVA Naruto Shippūden: UNSG anime cutscenes
Aparece em Anime, Mangá, Game e Filme
Dados
Classificação Mangekyō Sharingan.svg Kekkei Genkai, Genjutsu, Dōjutsu
Classe Suplementar
Alcance Curto alcance
Usuário(s)

Itachi Uchiha
Madara Uchiha (Apenas no Mangá)
Sasuke Uchiha
Obito Uchiha (Apenas no Filme)

O Tsukuyomi, é um dos genjutsu mais poderosos que existem.[1] É único do clã Uchiha e somente aqueles com o Mangekyō Sharingan podem executa-lo. Diz-se que ele representa o "Mundo Espiritual e a Escuridão" (精神界と闇, Seishinkai to Yami), o antípoda de Amaterasu, um ninjutsu de poder similar.[2]

Tsukuyomi requer contato visual para ser executado. Quando executado, o jutsu coloca o alvo em uma ilusão de que é totalmente controlada pelo usuário. As proezas de Itachi com o Tsukuyomi permitiu-lhe alterar a percepção do tempo com facilidade dentro do genjutsu para parecer durar dias, quando na verdade ela só dura alguns segundos. Isto lhe permite torturar o alvo para o que parece dias a fio, causando trauma psicológico que vai neutralizá-lo por um período considerável de tempo. Depois de Itachi usar em Kakashi Hatake em Naruto, Kisame Hoshigaki ficou surpreso em ver que a mente de Kakashi ainda estava intacta. Tsunade foi a única vista com a capacidade de curar esse dano psicológico.[3]

No anime, durante a parte I, o uso do Tsukuyomi de Itachi é tipicamente caracterizado por uma lua vermelha lançando uma luz vermelha em toda a ilusão, com uma atmosfera turva, dando ao fundo uma aparência de vermelho-sangue, enquanto a vítima dentro da ilusão está representada em uma escala de cinza invertido.

Tal técnica poderosa, no entanto, têm suas desvantagens. Devido à complexidade da ilusão e da rapidez com que é executado, uma enorme quantidade de chakra é necessária e uma quantidade adicional de estresse é colocado sobre o olho esquerdo, deixando a visão do usuário mais turva. Antes de usá-lo em Kakashi na parte I, Itachi afirma que o Tsukuyomi só pode ser quebrado por um usuário de Sharingan que compartilha o mesmo sangue que ele, como demonstrado quando Sasuke Uchiha superou o Tsukuyomi de Itachi em sua batalha.[4] Sasuke também pode executar Tsukuyomi, com o seu olho direito, embora sua ilusão é considerada inferior ao Tsukuyomi de Itachi, pois não altera a percepção de tempo do oponente, indicando que ele ainda tem que dominá-la.[5]

O Plano Olho da Lua de Madara e Obito envolve tornar-se o jinchūriki do Jūbi e usar o seu poder para refletir seu Mangekyō Sharingan na lua, o que lhes permitiram lançar um "Tsukuyomi Infinito" (無限月読, Mugen Tsukuyomi) em todo o mundo, podendo assim, conquistá-lo.

Influência Editar

Puxando o antigo mito japonês de Amaterasu, Tsukuyomi e Susanoo, onde, quando Izanagi lavou o rosto, depois de escapar do submundo, seu olho direito se tornou Tsukuyomi, o deus da lua.

Curiosidades Editar

  • Em Naruto: Ultimate Ninja Storm, Itachi usa o Tsukuyomi de uma maneira diferente. Ele faz a lua vermelha esmagar o adversário, enquanto a imagem da lua se deforma em uma cópia de seu olho com o Mangekyō Sharingan.
  • Em Naruto 6: Road to Ninja, Tobi lança uma versão de teste do Tsukuyomi Infinito, o "Tsukuyomi Limitado" (限定月読, Gentei Tsukuyomi), em Naruto e Sakura, que oferece o ambiente de realidade alternativa do filme.

Referências Editar

  2. Erro de citação: Marca <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas data
  3. Naruto capítulo 172, páginas 15, 18

Também no FANDOM

Wiki aleatória