FANDOM

Naruto ico.png
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Narutopédia a expandi-lo, ou talvez você poderia contribuir para a discussão sobre o tema.

Shikamaru Nara[1][2][3]

Shikamarunara.jpg

Shikamaru Nara

Estréia
Mangá Capítulo #34
Anime Naruto Episódio #1
Filme Naruto o Filme 2: Lenda da Pedra Gelel
Video Game Naruto: Ultimate Ninja
OVA Grande Festival Desportivo da Vila Oculta da Folha!
Aparece em Anime, Mangá, Game e Filme
Dubladores
Japonês Shōtarō Morikubo
Nobutoshi Canna (Episódio 141)
Português Vagner Fagundes
Informações Pessoais
Aniversário 18px-Astrological_Sign_Virgo.svg.png 22 de Setembro
Estado Parte I: 12-13
Parte II: 15-16
Altura Parte I: 153.8 cm-157.1 cm
Parte II: 173-174 cm
Peso Parte I: 45 kg-44.9 kg
Parte II: 55.4-56.1 kg
Tipo Sanguíneo AB
Ocupação Comandante Representante da Quarta Divisão das Forças Aliadas Shinobi
Afiliação Símbolo Konohagakure.svg Konohagakure
Time Time Asuma
Time de Recuperação de Sasuke
11 de Konoha
Nijū Shōtai
Quarta Divisão
Clã Símbolo Clã Nara.svg Clã Nara
Classificação Ninja
Registro Ninja 012611
Idade de Grad. na Academia 12
Idade de Prom. a Chūnin 12
Família

Shikaku Nara (Pai)
Yoshino Nara (Mãe)

Tipo de Natureza

Símbolo Doton.svg Liberação de Terra (Apenas no Mangá)

Shikamaru Nara (奈良シカマル, Nara Shikamaru) é um dos personagens principais de apoio da série. Ele é um shinobi de nível chūnin do Clã Nara de Konohagakure e um membro do Time Asuma. Junto com seus companheiros, ele compõe a nova geração da formação Ino-Shika-Chō, assim como seus pais eram antes deles.

História Editar

Shikamaru é filho de Shikaku e Yoshino do clã Nara. Ele tem uma amizade de longa data com Chōji Akimichi. Eles se conheceram antes mesmo de ingressar na Academia, quando os outros ridicularizaram Chōji por seu peso, então Shikamaru logo abandonou a brincadeira e acabou brincando com Chōji em vez. Por causa da bondade que Shikamaru sempre demonstrou, Chōji é inabalável em sua lealdade a ele, e despertou o prazer em dar a sua vida para Shikamaru.

Assim que entrou para a Academia, Shikamaru e Chōji estavam entre os bagunceiros das aulas, junto com Kiba Inuzuka e Naruto Uzumaki, gastando seu dia perseguindo o que eles consideravam ser os passatempos mais interessantes. No caso de Shikamaru, ele passava o dia todo dormindo, para Shikamaru, até mesmo o próprio esforço de colocar a caneta no papel era muito esforço para ele. Iruka Umino, seu instrutor, iria dar-lhes a mesma palestra. No anime, Shikamaru, junto com Chōji e Ino Yamanaka foram à procura das kunai que Chōji perdeu. Durante as buscas, eles encontraram um menino misterioso chamado Yota. Eles logo descobrem que Yota tem a capacidade de manipular tempo, especialmente por meio de seu estado emocional. Temendo como a vila iria responder a um estranho, considerando o quanto tumulto que tinha com as outras nações, Shikamaru e os outros decidiram esconder a existência de Yota, dando-lhe abrigo em uma casa na árvore e regularmente trazendo-lhe comida.[4]

Personalidade Editar

Shikamaru nuvens.png

Expressão típica de Shikamaru.

Quando era um genin, Shikamaru Nara era o tipo de garoto preguiçoso que gostava de ficar olhando as nuvens. Ele preferia não se envolver em atividades "problemáticas", fingindo estar ocupado para evitar a responsabilidade. Ele também não gosta de lutar, como ele faz a maioria das coisas, "problemáticas". Ele tem plena consciência deste lado de sua personalidade. Ele até nomeou-se "o número um em fugir" ou "o número um covarde". Na verdade, sua frase mais usada é "como problemático".

No entanto, quando o dever chama, Shikamaru tem uma personalidade moral forte e senso de compromisso com seus companheiros. Mesmo que, por seu próprio testemunho, ele não tenha coragem, ele vai sacrificar-se e enfrentar a morte quase certa, por causa de seus amigos e/ou moradores sem pensar duas vezes. Por causa de sua habilidade de liderança, ele foi o primeiro genin dos Nove Novatos à se tornar um chūnin. O peso das decisões que ele teve que fazer como um chūnin e, assim, líder da equipe tem levado Shikamaru à amadurecer rapidamente. Este foi mais evidente após a morte de Asuma. Ele prometeu proteger e depois ser o mentor da criança de Asuma, para que a criança pudesse crescer e se tornar um "adulto legal" como Asuma. Shikamaru tem sentido de dever e compromisso com o futuro de sua aldeia, que também se reflete na sua vontade de reforçar a recente decisão dos 11 de Konoha de parar Sasuke Uchiha a todo custo, mesmo em face de objeções potenciais em nome dos membros originais do Time 7.

Chōji Akimichi é o melhor amigo de Shikamaru. Ele respeita e confia nele. Shikamaru disse que se ele tivesse que lutar contra Chōji nos exames Chūnin, ele iria desistir. Depois que ele saiu deixando Chōji para lutar com Jirōbō, Shikamaru disse ao resto da equipe que Chōji é mais forte do que ninguém neste time.

Shikamaru gosta de aplicar jogos de pensamento, que é normalmente jogados por homens mais velhos, como shōgi e Go (seu mestre, Asuma, mesmo disse em um ponto "Esse garoto é como um homem velho. Ele gosta de levar as coisas devagar.").

O traço de caráter mais distintivo de Shikamaru é que ele considera a maioria das mulheres mandonas e "problemáticas", principalmente Temari, sua mãe e Ino. Ele geralmente define-as como agressivas, exigentes e às vezes até mesmo assustadoras. Dotada de personalidade tirânica de sua mãe, isso não é muito surpreendente. Seu pai também tem a mesma atitude, apesar de ele ter se casado com Yoshino. Quando Shikamaru questionou o pai sobre por que ele se casou com uma mulher dominadora, o seu pai respondeu que mesmo a mulher mais difícil vai mostrar o seu lado suave para o homem que ela ama.[5] No entanto, Shikamaru é geralmente cortês com as mulheres, fazendo-lhes favores e evitando brigas com elas. Ele sente que os homens, como ele, devem ser seus protetores e não o contrário. Apesar de este último ponto, ele lutou somente contra as mulheres exclusivamente durante Parte I do mangá, embora por causa de circunstâncias que eram em sua maioria fora de seu controle.

Shikamaru também mostrou um lado pouco desonesto. Quando ele recebe o alimento para Chōji, enquanto ele está no hospital durante o Exame Chūnin, a enfermeira diz-lhe que Chōji está com indigestão e que ele não pode receber comida. Então, Shikamaru vai ao quarto de Naruto para lhe dar a comida. Quando Naruto diz para Shikamaru que ele quer comer na frente de Chōji para irritar ele, Shikamaru até que aceitou.

Aparência Editar

Shikamaru.jpg

Shikamaru na Parte I.

Para enfatizar ainda mais a sua personalidade, Shikamaru é regularmente visto com uma expressão de preguiça ou irritado. Ele tem cabelo preto bastante longo amarrado em um rabo de cavalo espetado, olhos castanhos estreitos. Inicialmente, ele usava um simples par de brincos de argola de prata dadas a ele por seu pai como uma forma de transmitir sua vontade para ele. Ao se tornar um chūnin, estes foram substituídos por um par de brincos que foram dados a ele - e os outros membros do Time 10 - por Asuma Sarutobi. Durante a Parte I, seu traje era bastante simples, consistindo de uma malha verde alinhado com um casaco cinza de manga curta com bordas verdes, adornado em ambas as mangas e nas costas com um círculo com uma linha através dele, seu protetor de testa era azul e ficava em torno de seu braço esquerdo, usava calça marrom e sandálias azuis. Após sua promoção para chūnin, ele também usava uma jaqueta por cima do equipamento.

Shikamaru aparência.png

Shikamaru na Parte II.

Durante Parte II, ele cresceu notavelmente. Seu penteado continua o mesmo, mas ele mudou de brincos de argolas para brincos de furo. Ele também passou por uma mudança do traje, e entre os membros dos 11 de Konoha, ele é o único que usa um traje mais espelhando no traje padrão de Konohagakure, que consiste em: sua jaqueta, juntamente com uma camisa preta de mangas emparelhado com calças combinando e sandálias, e armadura de malha em seus pulsos e tornozelos. A colocação de sua bandana é o mesmo que antes, mas apenas a parte de metal é visível, aparentemente costurada na camisa em si. Ele também é equipado com um tantō que é, horizontalmente amarrado na parte de trás de sua jaqueta através de uma pulseira marrom. Durante a segunda parte do arco de Hidan e Kakuzu, ele tinha um cinto com alguns sacos ligado a ele em torno de sua cintura.

Habilidades Editar

Shikamaru é um shinobi altamente qualificado, sendo o primeiro entre e seus parceiros a ser promovido ao posto de Chūnin.[6] De acordo com Temari, Shikamaru poderia facilmente tornar-se Jōnin se ele não fosse tão preguiçoso.[7] Mesmo quando ele ainda era um genin na Parte I, Shikamaru estava entre os poucos shinobi que detectaram e dissiparam de o genjutsu indutor de sono de Kabuto.[8] No anime, foi afirmado que lhe foi oferecido uma posição nos Doze Ninjas Guardiões, mas recusou-se a fim de ficar em Konoha e protegê-la.[9] Na Parte II, ele foi visto sendo capaz de invocar objetos de pergaminhos a seu favor.[10]

Taijutsu Editar

Mesmo que esse não seja seu estilo de luta preferido, Shikamaru é capaz de lutar de perto e, na maioria das vezes, usa-lo como um método para empregar o uso de sua sombra, visto quando ele atacou Hidan com um soco que veio como um choque para o último que ele não podia fugir do ataque secundário, a sombra de Shikamaru.[11] No anime, ele mostrou grande habilidade com combate de curto alcance.[12]

Inteligência Editar

A maior característica de Shikamaru, apesar de sua idade adolescente são suas capacidades mentais, mais notadamente como um estrategista e tático, grandes o suficiente para ser mais esperto que um esquadrão inteiro de Oto-nin que foram declarados como sendo de nível chūnin ou superior.[13] Enquanto Asuma jogava frequentemente Shōgi contra Shikamaru, Asuma notou que ele nunca realmente conseguiu vencê-lo. Asuma ficou desconfiado ao perceber que Shikamaru era tão bom nesses jogos de tabuleiro baseados em estratégia, apesar de suas notas péssimas na Academia. Como resultado, Asuma administrou um teste de QI disfarçado de jogo para Shikamaru, que revelou que a inteligência de Shikamaru foi além de um gênio normal, com um QI de mais de 200 que é considerado como inteligência imensurável.[14] Sua inteligência ganhou elogios de gente como Kakashi Hatake, que também é considerado um gênio,[15] e Tobi, que ele considera lamentável a ser um adversário.[16] No anime, Sakura Haruno — que também é conhecida por sua inteligência — uma vez afirmou que Shikamaru foi a pessoa mais inteligente do País do Fogo.[9]

Aproveitando-se de sua natureza normalmente calma, Shikamaru raramente perde a compostura, capaz de fazer escolhas precisas em momentos intensos. Surpreendentemente astuto para sua idade, ele é altamente consciente de seu entorno e é capaz de ver através da maioria dos enganos. Sua inteligência também é altamente adaptável, regularmente usa-a enganar seus adversários, mesmo manipulá-los para uma armadilha de pré-montada com vários descaminhos. Shikamaru é muito talentoso, capaz de usar a mais aleatória das ferramentas a seu favor. Sua análise funciona como um caminho para ele para evitar uma briga, ou pelo menos minimizar os ferimentos para si ou seus aliados.

A partir dessas características, Shikamaru é capaz de se concentrar facilmente em todos os dados adquiridos para analisar rapidamente e eficazmente a situação para discernir como as técnicas de um oponente funcionam, elaborar contra-ataques, antecipar ações inimigas, e rapidamente formar planos eficazes, o auge de seu foco é comumente visto de seu hábito de colocar os dedos juntos para criar um círculo e fechando os olhos. Depois de fazer isso, ele pode pensar rapidamente dez movimentos à frente de seu oponente com mais de uma centena de estratégias prontas para serem usadas, mas a sua verdadeira habilidade é escolher a melhor.[17] Da mesma forma, ele pode facilmente ajustar ou mudar para um plano alternativo a qualquer momento.

Por causa de sua inteligência, Asuma acreditava que Shikamaru poderia se tornar Hokage, se ele não fosse tão preguiçoso.[18] Ele é, no entanto, dada a sua quota de responsabilidades, como ajudar a Quinta Hokage a formular estratégias defensivas[19] e sendo feito o segundo comandante da Divisão 5 na Quarta Guerra Mundial Shinobi.[20]

Ninjutsu Editar

Em um ponto, Shikamaru começou a levar um tantō, e parece ser competente na esgrima como visto quando ele atacou Hidan, deixando um corte no lado do pescoço de seu alvo.[21]

Técnicas do Clã Nara Editar

As táticas primárias de batalha de Shikamaru envolvem atacar à distância usando técnicas secretas de manipulação de sombras de seu clã. Seu movimento da assinatura é a Técnica de Imitação das Sombras. No anime, mesmo quando ainda era um menino que só começou na Academia, ele já era competente o suficiente nesta técnica para subjugar três ANBU, embora ele foi anotado como sendo muito inexperiente com a considerar a sua fraqueza.[22] Mais tarde, ele aprendeu a Técnica de Enforcamento das Sombras, o que lhe permite prejudicar fisicamente o seu adversário por meio de uma mão de sombra. Após o time-skip, Shikamaru também aprendeu a Técnica de Costura das Sombras. Esta é mais uma técnica ofensiva, como sua sombra pode agora agir quase como um conjunto de tentáculos, saltando e girando no ar para atacar alvos múltiplos. Ele também tem a capacidade de utilizar simultaneamente todas as suas técnicas em surpreendente coordenação. Usando esta técnica sobre o corpo inconsciente de Ino depois que ela usou a Técnica de Transferência Mental, ele é capaz de combater um ataque de trás com facilidade para proteger sua companheira de equipe.

Shikamaru também herdou as Lâminas de Chakra de Asuma depois de seu professor ser morto. Ele aprendeu a usá-las em conjunto com as habilidades do seu clã, e criou a Técnica Imitação das Sombra de Shuriken. Isto lhe permite "fixar" a sua sombra sobre um adversário, sem a necessidade da Técnica de Imitação das Sombras, dando-lhe muito maior alcance, flexibilidade e capacidade de se mover. Shikamaru também pode usar a Técnica de Coleta das Sombras que lhe permite grande controle sobre sua sombra, permitindo-lhe para pegar e jogar ferramentas ou puxar outros objetos. Ele pode ser usado para pegar vários objetos, como tarjas explosivas, e anexá-las a um oponente preso. Ele também pode usar a Técnica de Engate das Sombras, que é forte o suficiente para agarrar e manipular objetos pesados​​, mesmo levantando-os no ar.

Transformação da Natureza Editar

Shikamaru mostrou alguma habilidade com a transformação da natureza Liberação de Terra. Durante a Quarta Guerra Mundial Shinobi, após ser ensinados os selos de mão por Kitsuchi, Shikamaru e do resto das Forças Aliadas Shinobi criaram várias paredes de terra, em uma tentativa de abrandar a Bijūdama de Dez-Caudas.[23]

Parte I Editar

Arco Introdução Editar

Formado pela Academia, Shikamaru foi visto pela primeira vez no anime a ser surpreendido pela graduação de Naruto, apesar de este último não passar no exame de graduação. Mais tarde, ele foi atribuído ao Time 10, juntamente com Chōji e Ino, que disse momentos antes de que ela não gostaria. de trabalhar ao lado de alguém tão preguiçoso como Shikamaru, para sua diversão.

Arco Exame Chūnin Editar

Shikamaru, juntamente com o resto do Rookie Nine , participaram dos exames Chūnin , comentando que era "uma merda" que eles eram contra muitos candidatos. Durante a primeira fase, Shikamaru já havia descoberto o verdadeiro propósito do exame escrito e estava feliz que Ino tinha percebi isso também quando ela usou sua mente técnica de transferência de Sakura.  Durante a segunda fase do Exame Chūnin, Team 10 deparei com Sakura Haruno sendo atacado por algum genin Oto . Embora ele disse que não queria se envolver, Shikamaru Choji arrastado ao longo de uma vez Ino entrou na briga. A equipe, então, iniciou a formação de batalha Ino-Shika-Cho, Shikamaru imobilização Dosu Kinuta . Logo depois, Sasuke desperta, sua recém-recebido Selo Amaldiçoado ativado. Como Sasuke preparado para atacar o Oto genin, Shikamaru disse Ino e Chōji se juntar a ele em abandonar seus papéis na batalha como ataque de Sasuke seguiu.

Referências Editar

  1. Primeiro Databook, páginas 84-87
  2. Segundo Databook, páginas 116-120
  3. Terceiro Databook, páginas 122-126
  4. Naruto Shippūden episódio 313
  7. Naruto Shippūden episódio 7
  9. 9,0 9,1 Naruto Shippūden episódio 87
  10. Naruto Shippūden episódio 85
  12. Naruto Shippūden episódio 293
  13. Naruto capítulos 118-119
  15. Naruto chapter 332, página 3
  19. Naruto Shippūden episódio 66
  22. Naruto: Shippūden episódio 315

Também no FANDOM

Wiki aleatória