Wiki Naruto
Advertisement

Predefinição:Tabela-JutsusO Kuchiyose: Edo Tensei (口寄せ・穢土転生, Invocação: Reencarnação do Mundo Impuro) é uma técnica proibida usada para reencarnar os mortos.

Antecedentes

Ela foi originalmente desenvolvida por Tobirama Senju e foi mais tarde aperfeiçoada por Orochimaru. Kabuto agora afirma ter dominado a um grau ainda maior do que eles. Kabuto afirma também que esta técnica é a "maior e mais poderosa técnica do universo shinobi", pois parece não representar risco algum para o usuário. De acordo com Madara Uchiha, esta técnica foi originalmente desenvolvida para permitir que o reencarnado usasse devastadores, ataques suicidas, por vezes, a fim de limpar um campo de batalha.

Arquivo:O ritual de sacrificio.PNG

O selo do ritual.

A técnica requer primeiramente uma amostra de DNA da pessoa a ser ressuscitada. Kabuto nota que isso basicamente equivale a roubo de sepulturas, apesar de manchas de sangue ou órgãos recuperados após a morte do alvo também funcionam. A alma da pessoa deve residir no "mundo puro" (浄土, jōdo); portanto, aqueles cujas almas foram consumidas pelo Deus da Morte, por exemplo, não podem ser revividos.

Arquivo:Fu como sacrificio.PNG

Torune sendo revivido com Fū como o sacrifício.

Em seguida, um sacrifício vivo é preciso para servir de recipiente para a alma do morto. Com todos os pré-quesitos para o ritual, o DNA da pessoa é sujado num pergaminho especial que, ao ser ativado, espalha os restos do morto na forma de um selo especial, com o sacrifício em seu centro. Assim que o pergaminho é ativado, os restos se espalham rapidamente, formando todo um conjunto de simbolos especiais, com o sacrifício no centro de tudo. E então cinzas e poeira cercam e cobrem o sacrifício, dando a ele a mesma aparência que o ressuscitado possuia antes da morte. O processo á aparentemente doloroso, assim como foi visto quando Fū foi usado para reviver Torune. A pessoa então é revivida e é geralmente armazenada em um caixão até ser invocada pelo usuário. Teoricamente é possível reviver um número ilimitado de pessoas, enquanto o usuário tiver chakra, DNA e sacrifícios sufientes para isso.

Detalhes

Invocação

Quando invocado pela primeira vez, o corpo do ressuscitado é guardado num caixão que os mantem dormindo para que o corpo não se modifique,para que o invocador do jutsu possa colocar os corpos em ação . O corpo possui uma cor cinza e estará num estado de pequena decadência, marcado por rachaduras e outras imperfeições, e o indivíduo parece estar dormindo. Ao despertar, a pessoa retem todas as suas memórias, personalidade e até suas habilidades que ela tinha em vida, incluindo Kekkei Genkai , Kekkei Tōta ou contratos de invocação. Apesar de roupagem ser retida pelo shinobi revivido, armamentos não são e devem ser obtidos pelo usuário se necessário, assim como foi visto com dois membros dos Sete Espadachins Ninjas da Névoa, que não puderam recuperar suas armas de um pergaminho ao serem ressuscitados, já que elas já estavam na pose de outras pessoas. Porém, assim que adquiridas, shinobi que armazenaram as armas dentro deles mesmos ou junto a eles ainda podem invocá-las novamente, independente do número de vezes que eles são guardados dentro de seus respectivos caixões. Como um efeito colateral, o revivido parece reter qualquer dano corporal permanente e limitações físicas recebidas durante a vida. Os invocados possuem esclera cinza e retêm suas cores de olhos originais, porém o olho inteiro está escurecido. Porém quando Kabuto toma controle total deles, eles ganham esclera negra e íris branca. Exceto pela esclera, as cores dos olhos de possuidores de dōjutsu não muda. O invocado pode ser chamado novamente pelo usuário a qualquer momento, fazendo com que um caixão vazio surja e recupere o indivíduo, e o invocador também pode fazer com que ressuscitados invoquem remotamente caixões contendo reforços adicionais.

Controle

Arquivo:O talismã do Edo Tensei.PNG

O talismã especial.

Após o indivíduo ser invocado e despertado, o invocador pode prendê-lo a sua vontade usando um talismã especial, que é anexado ao fim de uma kunai e implantado no cérebro. Depois disso, o ressuscitado irá regenerar-se, eliminando quaisquer imperfeições restantes e restaurando a cor de seu corpo e roupas.


Diferentes talismãs podem ser usados para decretar diferentes graus de controle. Os talismãs de Orochimaru eliminavam completamente as personalidades dos invocados, tornando-os em máquinas mortíferas sob seu comando. Kabuto prefere usar um talismã de ligação mais fraco em certos indivíduos, permitindo-os reter um grau de suas próprias personalidades. Esse método é útil para guerra psicológica, e pode também permitir que o indivíduo invocado explore suas próprias emoções, memórias ou criatividade para fortalecer a eficácia no combate, mas também acarreta muitas desvantagens; precisa-se de mais esforço para reter o controle com a ligação mais fraca, que pode possibilitar que os corações dos invocados sejam influenciados por fortes emoções, o que resulta na alma se libertando e retornando para o Mundo Puro. Shinobi ressuscitados com suas personalidades ainda intactas têm seus movimentos limitados a certas ações, estando basicamente num “auto-piloto” para reagir contra as técnicas inimigas. Assim que eles reconhecem uma técnica inimiga, seus corpos são programados para combatê-la com um método apropriado.

Arquivo:Mapa do Edo Tensei.png

As pedras e a rede que Kabuto usa para monitorar os shinobi ressucitados.

Mesmo assim, Kabuto pode remover completamente suas personalidades se necessário, e pode optar por isso se os ressuscitados resistirem fortemente a seu comando. Após ganhar mais experiência com a técnica e absorver chakra do Orochimaru de Anko Mitarashi, Kabuto exerce controle muito maior sobre os invocados e pode até mesmo sobrescrever seus próprios talismãs, aumentando ainda mais o poder da ligação. O invocador então pode tanto controlar remotamente ou localizar os indivíduos ressuscitados usando pedrinhas, manipuladas numa rede que age como um tipo de mapa. A pedrinha de seu trunfo é preta, enquanto as demais são de cor clara. O invocador pode também falar diretamente pelos invocados.

Aprimoramentos

Ao contrário de quando eram vivos, os ressuscitados parecem possuir uma resistência quase ilimitada e podem lutar continuamente, já que nem Kimimaro ou Itachimostraram fadiga das doenças que eles tinham em vida, e Itachi até mesmo foi capaz de usar várias técnicas do Mangekyō Sharingan sem mostrar exaustão, algo que era muito mais aparente antes de sua morte. Os revividos não podem ser mortos por meios normais. Qualquer dano que eles receberem irá regenerar-se facilmente, seja membros perdidos ou desintegração completa. Nem mesmo matar o invocador pode pára-los. Os invocados podem fazer uso prático de sua habilidade de regeneração para usar ataques suicidas e ninjutsu de grande escalapara aniquilar tudo no campo de batalha e então simplesmente regenerar-se. Kabuto também pode modificar os invocados, assim como ele fez com Madara Uchiha, alegando tê-lo tornado muito melhor do que ele era em seu auge. Tobi também modificou os olhos dos jinchūriki ressuscitados para se igualarem aos dele, assim como selar novamente os bijū dentro de seus respectivos hospedeiros.

Combate

Enquanto os ressuscitados são imunes a ataques tradicionais e até mesmo a morte do invocador ser ineficiente, existem três maneiras de cessar a técnica:

  1. Selar a alma do morto.
  2. Fazer o invocador encerrar a técnica. Como é improvável ele ou ela não queira fazer isso voluntariamente, a melhor opção é enganar o invocador com um genjutsu . A sequência de selos de mão para cancelar a técnica é RatoBoiMacacoTigreDragãoJavali e dizendo "liberar" (解, kai ) (ao demostrar a técnica para Tobi, Kabuto mentiu ao dizer que os selos para liberá-lo são CachorroCavaloTigre). Se o invocador morrer antes da técnica ser desativada, este método é impossível.
  3. Afetar o morto de uma maneira emocional, causando a libertação de sua alma. Kankurō afirmou que as emoções humanas não são fáceis de controlar. Porém esse método não funciona se o invocador já tiver apagado a personalidade do ressuscitado.


Arquivo:Madara se desfazendo.PNG

A alma ascendente de Madara Uchiha.

Uma vez que qualquer dos três primeiros métodos são realizados, o indivíduo reencarnado recupera sua personalidade brevemente antes de desmoronar em pó, deixando o corpo do indivíduo sacrificado deitado entre as cinzas. Se a técnica for cancelada pelo usuário, o corpo dos reencarnados será cercado por uma luz antes de começar a desconstruir.

Depois disso, a alma do indivíduo reencarnado começará a subir, deixando para trás o cadáver de seu sacrifício.


À parte desses três métodos de vencer totalmente a técnica, existem quatro métodos de combater a eficácia da técnica:

  1. A técnica pode ser combatida parcialmente ao imobilizar os corpos numa maneira que eles não possam mover-se, agir ou serem re-invocados pelo invocador. Apesar disso não derrotar a invocação, isso é efetivo por neutralizar a ameaça imediata representada pelo ressuscitado.
  2. Se as pessoas revividas reterem suas personalidades, elas podem falar contra o usuário ou a si mesmas, dando dicas e conselhos para os oponentes derrotá-los.
  3. Um genjutsu poderoso pode libertar a pessoa revivida do controle da técnica, dando-lhe uma ordem que sobrescreva o controle do usuário. Isso pode ser solucionado se o usuário colocar um novo talismã para o referido ressuscitado, restabelecendo o controle.
  4. Um dos risco da técnica, é se o ressuscitado souber o selo específico, onde ele pode se libertar do contrato de invocação do Edo Tensei, cortando a ligação entre si e o invocador. Isso deixa o indivíduo efetivamente imortal com uma quantidade ilimitada de chakra, o invocador não tem mais controle sobre a mente do indivíduo e os movimento, e nem pode desativar a técnica sobre o referido indivíduo.


Vale notar que o ressuscitado ainda é vulnerável a qualquer técnica que podia afetar-lhes enquanto eram vivos, mas eles são capazes de reformarem-se assim que receberem qualquer dano. Além do mais, enquanto o ressuscitado não pode ser destruído ou sentir dor, ele ainda é suscetível a desvantagens de suas próprias técnicas ou fraquezas. Exemplos incluem o veneno de Hanzō, ambos Mū e o Segundo Mizukage sendo enfraquecidos após usarem certas técnicas, e o olho de Itachi sangrar ao ativar seu Mangekyō Sharingan.

Ressuscitados conhecidos

Ressuscitados por Orochimaru

Nome

Vila

Razão de ser ressuscitado

Estado atual

Hashirama Senju

Konohagakure

Hokage

Selado

Tobirama Senju

Konohagakure

Hokage

Selado


Ressuscitados por Kabuto

Nome

Vila

Razão de ser ressuscitado

Estado atual

Ameyuri Ringo

Kirigakure

"Famoso"

Selada

Asuma Sarutobi

Konohagakure

"Famoso"

Selado

Chiyo

Sunagakure

"Famoso"

Liberta

Chūkichi

Kirigakure

"Famoso"

Liberto

Dan Katō

Konohagakure

"Famoso"

Liberto

Deidara

Iwagakure

Akatsuki

Liberto

Quarto Kazekage

Sunagakure

Kage

Selado

Takigakure

Jinchūriki

Liberta

Fuguki Suikazan

Kirigakure

"Famoso"

Selado

Gari

Iwagakure

"Famoso"

Selado

Ginkaku

Kumogakure

"Famoso"

Selado

Haku

Kirigakure

"Famoso"

Selado

Han

Iwagakure

Jinchūriki

Liberto

Hanzō

Amegakure

"Famoso"

Selado

Hizashi Hyūga

Konohagakure

"Famoso"

Selado

Itachi Uchiha

Konohagakure

Akatsuki

Liberto

Jinin Akebino

Kirigakure

"Famoso"

Selado

Jinpachi Munashi

Kirigakure

"Famoso"

Selado

Kakuzu

Takigakure

Akatsuki

Selado

Kimimaro

Otogakure

"Famoso"

Liberto

Kinkaku

Kumogakure

"Famoso"

Selado

Kushimaru Kuriarare

Kirigakure

"Famoso"

Selado

Madara Uchiha

Konohagakure

Chantagear Tobi /"Famoso"

Ativo/Fora do Controle

Mangetsu Hōzuki

Kirigakure

"Famoso"

Selado

Iwagakure

Kage

Liberto

Nagato

Amegakure

Akatsuki

Selado

Pakura

Sunagakure

"Famoso"

Selada

Rōshi

Iwagakure

Jinchūriki

Liberto

Sasori

Sunagakure

Akatsuki

Liberto

Segundo Mizukage

Kirigakure

Kage

Selado

Shin

Konohagakure

"Famoso"

Liberto

Torune

Konohagakure

Demonstração para Tobi

Desconhecido

Terceiro Raikage

Kumogakure

Kage

Selado

Toroi

Kumogakure

"Famoso"

Selado

Utakata

Kirigakure

Jinchūriki

Liberto

Yagura

Kirigakure

Jinchūriki/Kage

Liberto

Yugito Nii

Kumogakure

Jinchūriki

Liberta

Zabuza Momochi

Kirigakure

"Famoso"

Selado

Curiosidades

  • "Edo" (穢土; significa literalmente “Solo Sujo”) é o que os budistas japoneses chamam de mundo normal, onde pessoas não-iluminadas vivem; o mundo dos vivos; o mundo das pessoas que ainda não escaparam das más influências (ódio, ganância, desilusão etc.) que resultam em sofrimento.
  • No capítulo 117 do mangá, quando Orochimaru realizou essa técnica primeiro, ele tenta invocar um terceiro caixão. Quando o caixão não é invocado, ele comenta sobre a falha. Anos mais tarde, no capítulo 520, Kabuto explica que a tentativa de Orochimaru em invocar o Quarto Hokage falhou devido a sua alma não residir no “mundo puro”. No episódio 69 do anime, quando Orochimaru usou essa técnica, o caixão aparece brevemente com o kanji “Yon” (四, “quatro”) escrito nele; apesar da invocação ainda falhar. Baseado na demonstração de Kabuto, parece que a falha atual teria ocorrido quando Orochimaru realizou o ritual preparatório original.
  • No jogo Naruto: Ultimate Ninja 2 a história (não oficial) contradiz a idéia da alma do ressuscitado residir no Mundo Puro, já que Orochimaru revive o Terceiro Hokage não diferentemente do que qualquer outro que ele invoca no jogo.
  • Kabuto também mencionou seu desejo de reviver certos shinobi, incluindo:
    • Jiraiya, apesar de seu corpo estar no fundo do oceano onde a pressão da água é muito forte para alcançar. Porém, ele alega que as manchas de sangue nas armas dos Seis Caminhos podem fornecer DNA suficiente.
    • Shisui Uchiha, mas Kabuto não conseguiu encontrar seu corpo, apesar de ele sugerir que o olho esmagado de Shisui, que está na pose de Tobi, pode ser suficiente. Mais tarde, após descobrir que o outro olho de Shisui estava no campo de batalha, ele pareceu animado sobre a expectativa de obtê-lo. Porém, Itachi o queimou.
  • No mangá, quando o Primeiro e o Segundo Hokage são ressuscitados, seus olhos aparecem em branco. Na versão do anime, seus olhos aparecem normais.
  • No anime, quando Kabuto convoca os shinobi revividos para a guerra, há vários shinobi extras que não apareceram no mangá.
Advertisement