FANDOM

Rasengan

Rasengan2.jpg

Nome
Kanji 螺旋丸
Rōmaji Rasengan
Português Literal Esfera Espiral
Estréia
Mangá Capítulo #150
Anime Naruto Episódio #86
Filme Naruto o Filme: Conflito Ninja no País da Neve
OVA Batalhem Finalmente!! Jōnin vs. Genin!! Sem discriminação, Grande Abertura da Exibição de Lutas!!
Aparece em Anime, Mangá, Game e Filme
Dados
Classificação Ninjutsu
Classe Ofensivo
Alcance Curto-alcance
Usuário(s)

Minato Namikaze
Jiraiya
Naruto Uzumaki
Kakashi Hatake
Konohamaru Sarutobi

O Rasengan é uma técnica poderosa de Rank-A inventada pelo Quarto Hokage, Minato Namizake que a criou observando a formação da Bijūdama. Minato passou três anos desenvolvendo o Rasengan, seu plano era tomar a forma de transformação de chakra para o "nível mais alto possível", e então combiná-lo com sua afinidade chakra da natureza, criando um jutsu que não precisava da ajuda de selos de mão e controle. Ele morreu antes que ele pudesse fazer isso, mas na forma de transformação formou-se por si só, sendo o Rasengan ainda um jutsu muito útil, poderoso e difícil de aprender e dominar.

Uso Editar

O Rasengan não requer selos de mão para usar, contando apenas com o controle de chakra do usuário. Depois de concluído, ele se torna auto-sustentável, que não dá o Rasengan um limite definido como o Chidori. A natureza compactada e a velocidade do movimento do chakra permite que o Rasengan possa moer em tudo o que entra em contato com a infligir grandes danos. Isso tende a lançar o alvo para trás depois de ser atingido, ou, se o alvo está deitado no chão ou sendo lançado ao chão, a força destrutiva é o suficiente para formar uma cratera. No anime, Naruto foi capaz de alguma forma jogar o Rasengan em uma parede, tornando-se uma técnica projétil de distância média.[1] Tem-se observado algumas vezes que o Rasengan é superior ao seu homólogo, o Chidori , por Jiraiya, Kakashi Hatake, e até mesmo Sasuke Uchiha depois de ver os efeitos do Rasengan em uma caixa de água.[2][3]

O Rasengan foi projetado para usar afinidades elementares do conjurador. Minato não conseguiu adicionar as suas afinidades ao seu Rasengan antes de morrer, enquanto Kakashi Hatake tentou adicionar seu elemento relâmpago ao seu Rasengan, mas foi incapaz e explica que ele criou o Chidori e o Raikiri em vez disso, que exigem um certo ponto de forma e manipulação da própria natureza.[4] Naruto foi o primeiro a adicionar sua afinidade vento a seu Rasengan para criar a versão Liberação de Vento: Rasengan, e até mesmo avançou, até o ponto em que ele poderia criar a versão muito mais poderosa e destrutiva, o Liberação de Vento: Rasenshuriken.

Aprendizagem Editar

Rasengan Balão.jpg

Naruto treinando para estourar o balão de água.

Na Parte I, Jiraiya ensinou a Naruto Uzumaki como usar o Rasengan, rompendo o processo de aprendizagem em três etapas:

  • O primeiro passo foi aprender como estourar um balão de água, girando a água de dentro em várias direções ao mesmo tempo usando apenas o chakra do usuário, que enfatiza a rotação.
  • O segundo passo foi para o usuário aprender a estourar uma bola de borracha, e uma vez que a borracha é mais espessa, e ar é completamente diferente da água, que força o usuário a usar o chakra denso para quebrá-la. Este passo enfatiza o poder.
  • A terceira e última etapa era a de combinar ambas as duas primeiras etapas girando dentro de um balão sem mover o próprio balão, enfatizando a estabilidade da forma esfera.

Embora os usuários geralmente aprendem a formar o Rasengan com uma única mão, Naruto e Konohamaru Sarutobi usam um ou mais clones da sombra para ajudar na criação. Por ter a ajuda das mãos dos clones, Naruto e Konohamaru podem completar e utilizar a técnica sem o uso de um tempo extra para dominar seu controle do chakra.

Melhorias Editar

Enquanto Naruto tem encontrado novas formas de utilizar esta técnica, ele ainda precisa de clones para fazer seu Rasengan.[5]

Ōdama Rasengan.PNG

Naruto usando o Ōdama Rasengan.

Durante seu treinamento com Jiraiya, Naruto melhorou o Rasengan com o Ōdama Rasengan. Um flashback exclusivo do anime explicou que a invenção, do Ōdama Rasengan resultou da observação de Jiraiya que seria mais fácil de acertar um oponente com um Rasengan maior.[6] Mais tarde, Naruto misturou seu chakra de vento para começar a desenvolver a Liberação de Vento: Rasengan, como era inicialmente previsto. Naruto pegou o Rasengan ainda mais do que seu pai ao criar a versão conhecida como Liberação de Vento: Rasenshuriken, uma variante da versão Liberação de Vento: Rasengan. No entanto, esta nova técnica não só danificou o sistema circulatório do chakra do oponente, mas também infligiu o mesmo tipo de dano ao braço de Naruto, tornando-se ofensivo para ambos os dois. Mesmo assim, Naruto superou este obstáculo, como mostrado durante sua luta com Pain, quando, no estado do Modo Sábio, ele jogou o Rasenshuriken, evitando qualquer dano ao seu próprio corpo, e aumentando o seu poder, causando a desintegração em contato.

Senpō Ōdama Rasengan.png

Naruto usando o Senpō: Ōdama Rasengan.

Naruto também pode exercer um Rasengan em ambas as mãos, enquanto no Modo Sábio. O Senpō: Ōdama Rasengan usa duas bolas gigantes de Rasengan, cada um do tamanho de seu próprio corpo, enquanto o Senjutsu: Rasenrengan usa dois Rasengan regulares. Jiraiya sugeriu ter sido capaz de fazer algo semelhante, quando ensinou a Naruto o Rasengan, ele segura o Rasengan em uma mão e faz o exercício de balão de água na outra mão. Ambos Jiraiya e Naruto podem criar Rasengan ainda maior, o Chōōdama Rasengan e Senpō: Chō Ōdama Rasengan respectivamente. Naruto pode até mesmo massa um grande grupo de Chō Ōdama Rasengan e lançá-los em um destino como o Senpō: Chōōdama Rasen Tarengan, que poderia até atordoar Kurama.

Naruto agora está usando braços de chakra em seu modo de Modo de Chakra da Nove-Caudas para criar um novo Rasengan, o Rasengan da Besta com Cauda, que é ainda mais parecida com a Bijūdama do que o Rasengan era originalmente. Enquanto ele, ele pode usar o Rasengan básico apenas com uma mão. Parece que agora ele pode fazê-lo no Modo Sábio, também.[7]

Influência da Nove-Caudas Editar

Rasengan Vermelho.png

Naruto em sua forma de uma cauda, preparando o Rasengan.

Naruto tinha mostrado que, quando ele estava sob a influência do chakra da Nove-Caudas, ele poderia melhorar seu uso do Rasengan normal e, simultaneamente, compensar suas deficiências na execução do jutsu. O manto de chakra em torno dele em sua forma unicaudal serviu como escudo para estabilizar o chakra do Rasengan, assim ele não precisava de um clone para o ajudar, como de costume. Devido à influência exibido pelo chakra da Nove-Caudas, este Rasengan mudou de sua cor amarela ou azul para uma cor púrpura, laranja ou vermelho, mais forte que sua versão normal.[8][9] Apesar do fato de que alguns vídeo games lhe deram seu próprio nome, Demon Fox Rasengan (妖狐螺旋丸, Yōko Rasengan; Literalmente significa "Esfera Espiral da Raposa Denônio") e Vermilion Rasengan (朱い螺旋丸, Shui Rasengan; Literalmente significa "Esfera Espiral Vermelha"), é fundamentalmente a mesma técnica.

Rasenrangan Anime 1.png

Naruto formando a Múltiplas Esferas Espirais enquanto no Modo de Chakra da Nove-Caudas.

Durante seu treinamento com Killer B, Naruto foi informado que o Rasengan segue as mesmas propriedades que a Bijūdama, em que é um jutsu que comprime chakra em uma bola. A principal diferença entre os dois é a rotação utilizada para estabilizar o Rasengan. Porque a Bijūdama está inutilizável, a menos que Naruto possa transformar completamente para a Nove-Caudas, Naruto deve aprender em vez de formar um Rasengan pela mistura de um equilíbrio de negro "positivo" e branco chakra "negativo" com uma relação de 8:2. Ele pode formar o Rasengan da Besta com Cauda, que terminou com a introdução da Bijūdama e Super Mini-Bijūdama em seu arsenal. Naruto também criou duas novas variantes do Rasengan com os braços de chakra enquanto no Modo de Chakra da Nove-Caudas, como a Múltiplas Esferas Espirais, Esfera de Absorção Espiral e o Rasengan Planetário. Usando os braços de chakra ele também é capaz de criar uma versão em miniatura do Rasenshuriken com apenas o seu índice de dedo e dois braços pequenos de chakra.

Modo Biju de Minato e Naruto.png

Minato usando o Rasengan no Modo Bijū.

Durante a batalha com Obito Uchiha, que havia se tornado o jinchūriki do Dez-Caudas, o reencarnado Minato foi capaz de assumir a forma da Nove-Caudas, devido a ter sua metade Yin selada dentro dele. Ele então foi capaz de usar a réplica da Nove-Caudas para criar um Rasengan gigante, proporcional ao tamanho da própria réplica.[10]

Curiosidades Editar

Referências Editar

  1. Naruto episódio 194
  6. Naruto: Shippūden episódio 188
  7. "Naruto" capítulo 642, página 13
  9. Naruto episódio 134

Também no FANDOM

Wiki aleatória