FANDOM

Mangekyō Sharingan

Mangekyō Sharingan.svg

Nome
Kanji 万華鏡写輪眼
Rōmaji Mangekyō Sharingan
Português Olho Copiador Giratório Caleisoscópico
Estréia
Mangá Capítulo #142
Anime Naruto Episódio #82
OVA Naruto x UT
Aparece em Anime, Mangá, Game e Filme
Clã Símbolo do Clã Uchiha.svg Clã Uchiha
Dados
Detentores Conhecidos

Kakashi Hatake
Danzō Shimura
Baru Uchiha (Apenas no Anime)
Itachi Uchiha
Corvo de Itachi
Izuna Uchiha
Madara Uchiha
Naka Uchiha (Apenas no Anime)
Naori Uchiha (Apenas no Anime)
Obito Uchiha
Rai Uchiha (Apenas no Anime)
Sasuke Uchiha
Shisui Uchiha

Jutsu

Amaterasu
Liberação de Chama: Kagutsuchi
Liberação de Chama: Yasaka Magatama
Liberação de Fogo: Onda de Explosão da Dança Selvagem (Apenas mangá)
Kamui
Kotoamatsukami
Tengai Shinsei
Amaterasu: Incêndio de Chamas Envolvidas
Susanoo
Tsukuyomi
Yasaka Magatama

O Mangekyō Sharingan (万華鏡写輪眼; Literalmente, significa "Olho Copiador Giratório Caleidoscópico") são os "olhos celestiais que vêem a verdade de toda a criação, sem obstrução" (天壌の理を掌握せし瞳, tenjō no kotowari wo shōaku seshi hitomi),[1] é uma forma avançada do Sharingan, que só foi ativado por poucos membros do clã Uchiha.[2] Ele também foi ativado por Kakashi Hatake — um não-Uchiha.[3]

Visão Geral Editar

O Mangekyō Sharingan tem a habilidade de controlar a Raposa Demônio das Nove Caudas,[4][5] um feito que só Madara e Obito Uchiha mostraram até agora.[6][7] Ele também concede-lhes o acesso a outras técnicas poderosas. O Mangekyō Sharingan se distingue de um Sharingan normal por sua aparência, o qual altera a forma do selo tomoe. Diferente do Sharingan, a aparência do Mangekyō Sharingan difere de um usuário para outro com todos os usuários conhecidos do dōjutsu tendo os olhos se assemelhando a variações de cata-ventos.

O Mangekyō Sharingan é despertado através do trauma experimentado da morte da pessoa mais próxima do usuário do Sharingan. Com o usuário normalmente tendo que presenciar ou vivenciar isso em primeira mão, os Uchiha ao longo da história mataram a pessoa mais próxima a eles, a fim de acelerar este processo,[8] embora como Shisui ganhou seu Mangekyō Sharingan ainda tem de ser revelado. Para obter o Mangekyō Sharingan, a pessoa precisa sentir a emoção de perder um amigo ou familiar, porque meramente matá-los ou vê-los morrer não vai ativá-lo.

Izuna e Madara.png

Izuna e Madara depois de despertarem seus Mangekyō Sharingan.

Ao longo do tempo, o uso das técnicas do Mangekyō Sharingan deteriora a visão do usuário ao ponto de cegueira.[9] Só tomando e transplantando o Mangekyō Sharingan de outro Uchiha — integrando os dois pares de olhos no processo — a visão pode ser restaurada, um processo que resulta na criação do Mangekyō Sharingan Eterno (永遠の万華鏡写輪眼, Eien no Mangekyō Sharingan).[10] Parece que quanto mais próximos são os laços de sangue entre o "doador" e o "receptor" é melhor para a compatibilidade — um irmão, por exemplo, parece ser o melhor doador.[11] O tempo de fusão do Mangekyō do doador com o do receptor ao ponto de recuperação total é de pelo menos vários dias, como visto no caso de Sasuke.[12][13] Este processo não só restaura permanentemente a visão do usuário, mas também dá a pessoa aumentos ainda maiores no poder. O Mangekyō Sharingan Eterno também muda a forma do Mangekyō original para o que parece ser uma fusão do Mangekyō do próprio usuário com o transplantado. Se um Uchiha com o Mangekyō Sharingan é reencarnado através do Edo Tensei, ele ganha a habilidade de usar o Mangekyō Sharingan por períodos extensos de tempo sem queixas de qualquer deterioração na visão, como visto no caso de Itachi.

Madara foi capaz de mudar o seu Mangekyō Sharingan Eterno para o Rinnegan[14] depois de implantar o DNA de Hashirama Senju em seu corpo, embora o dōjutsu apenas tenha despertado anos após o implante, quando a vida natural de Madara estava quase acabando.[15]

Variações do Mangekyō Sharingan Editar

Itachi Uchiha Editar

Itachi Uchiha ganhou o Mangekyō Sharingan ao ajudar seu melhor amigo, Shisui a se matar.[16] Com o Mangekyō Sharingan, Itachi foi capaz de utilizar pelo menos três técnicas poderosas. Com seu "Mangekyō esquerdo" ele podia usar o Tsukuyomi, um genjutsu extremamente poderoso que lhe permitia distorcer a percepção de tempo da vítima, torturando sua psique para o que parecia ser dias em questão de segundos. Com seu "Mangekyō direito" ele podia usar o Amaterasu, um ninjutsu que cria chamas negras virtualmente-inextinguíveis no ponto focal do usuário que continuam a queimar até que o alvo seja reduzido a cinzas. A última destas técnicas conhecidas era o Susanoo, que permitia Itachi invocar um enorme guerreiro etéreo. Esta entidade luta em nome de Itachi e o protege da maioria dos ataques. De acordo com Zetsu, quando ele é combinado com o Espelho Yata e a Espada Totsuka fez essencialmente Itachi invencível. O Susanoo de Itachi tem três formas, as quais passam por: uma forma esquelética incompleta, uma forma completa parecida com um guerreiro e uma forma final que se assemelha a um yamabushi.

O uso do Mangekyō Sharingan pôs uma grande tensão no corpo de Itachi e iria rapidamente exaurir suas reservas de chakra ao ponto de que, depois de usá-lo três vezes em um dia, ele desativou seus olhos para o seu estado normal.[17] Um clone contendo 30% de seu chakra não poderia usá-lo uma vez. No momento em que ele lutou contra Sasuke, sua visão tinha sido reduzida a um grande borrão, já tendo resolvido que iria morrer pelas mãos de seu irmão, passou por essa limitação e usou seu Mangekyō Sharingan mais de três vezes, bem como outras técnicas. Depois da morte de Itachi, Sasuke, a princípio, recusou-se a tomar os olhos dele, apesar de sua própria visão estar deteriorada, mas eventualmente o fez para que ele pudesse enfrentar Naruto em seu melhor, obtendo um Mangekyō Sharingan Eterno no processo.

Kakashi Hatake Editar

O Mangekyō Sharingan de Kakashi Hatake despertou depois do trauma de matar Rin Nohara com suas próprias mãos.[3] Apesar de já o ter despertado, Kakashi só começa a usar o Mangekyō na segunda parte da série, se ele sabia que o possuía de antemão é desconhecido. Independente disso, com esse dōjutsu Kakashi pode usar um ninjutsu de espaço-tempo conhecido como Kamui para criar uma barreira e enviar o alvo para a Outra Dimensão e, depois, teletransportá-los de volta em um novo local. A barreira exige um esforço considerável para mirar com precisão, drenando significativamente o chakra de Kakashi; especialmente considerando que Kakashi não é um Uchiha. Inicialmente, ele só poderia lidar com dois usos em um único dia, deixando-o incapacitado por mais de uma semana a partir de um terceiro uso,[18] e tinha um controle pobre ao mirar.[19] No entanto, depois de muita prática, ele agora pode até mesmo controlar o tamanho da barreira para só afetar o alvo que ele escolhe, e usa uma mira precisa para teleportar os alvos mais rapidamente.[20] Ele também pode usá-lo duas vezes em rápida sucessão, sem mostrar dreno de chakra e fadiga imediatos, para conter as flechas do Susanoo de Sasuke Uchiha.[21] No momento da Quarta Guerra Mundial Shinobi, Kakashi tornou-se capaz de usá-lo diversas vezes mais em um único dia, mesmo com outras múltiplas técnicas que demandam muito chakra, e se recuperou de um sobre-uso mais rapidamente. Sua habilidade cresceu a tal ponto que ele pode usar esta técnica em si mesmo.[22]

Obito Uchiha Editar

Após presenciar Rin Nohara morrer nas mãos de Kakashi, Obito Uchiha despertou seu Mangekyō Sharingan.[3] Como os dois compartilham o mesmo par de olhos, o Mangekyō Sharingan de Obito também lhe permite usar o Kamui, embora difere da de Kakashi. Enquanto que a versão de Kakashi funciona em alvos à distância, a versão de Obito requer que ele primeiro faça contato físico com o alvo além de si mesmo e depois, ele pode teleportar o alvo de volta da outra dimensão. Além disso, a versão de Obito dá a ele uma forma de "intangibilidade", causada por ele teleportar porções de seu corpo por curtos períodos de tempo para a outra dimensão, a fim de evitar danos ou passar através de obstáculos. Isso também proporciona a Obito imunidade ao Kamui de Kakashi ser usado diretamente contra ele, uma vez que os dois acessam o mesmo espaço dimensional, embora ataques teleportados pelo Kamui para a outra dimensão possam ignorar a intangibilidade de Obito.[23] Ele também pode combinar a distorção espacial do Kamui com suas técnicas de Katon para cria um vórtex massivo de chamas.

Madara Uchiha Editar

Madara Uchiha, junto com seu irmão mais novo Izuna, foram os primeiros Uchiha a despertar o Mangekyō Sharingan.[24] Ele eventualmente começou a ficar cego por usá-lo excessivamente, e apenas tomando os olhos de seu irmão mais novo, ele recuperaria a visão.[25][26] Isso também lhe deu um Mangekyō Sharingan Eterno, o qual lhe concedeu um poder ainda maior.[27] O seu Mangekyō Sharingan Eterno se parece com o orginal, sobrepondo o de Izuna.

Madara tornou-se um dos poucos a despertar o Susanoo, como um resultado do despertar do Amaterasu e o Tsukuyomi em ambos os olhos. Madara possui um Susanoo "perfeito" com o corpo completo, que se iguala ao poder de um Bijū. Ele pôde também usar seu Susanoo para moldá-lo ao redor de Kurama para protege-lo de Hashirama Senju. Seu Susanoo mostrou atributos únicos em que tem duas faces e dois conjuntos de mãos em vez de uma única face e três mãos como parece ser o padrão.[28] Madara também pode controlar completamente a Kyūbi com esse dōjutsu,[29][30][31] um feito que mais ninguém além de Obito Uchiha conseguiu.[32]

Izuna Uchiha Editar

Junto com seu irmão, Izuna Uchiha e Madara foram as duas primeiras pessoas no clã a despertar o Mangekyō Sharingan.[24] Madara mais tarde pegou os olhos de Izuna para recuperar sua deteriorada visão.[25] Existem muitos e um pouco conflitantes relatos sobre como Madara adquiriu os olhos; alguns observam que Izuna voluntariamente entregou seus olhos para o bem do clã Uchiha,[33][34] outro implicaram que Madara os tomou à força.[25]

Sasuke Uchiha Editar

Sasuke Uchiha despertou seu Mangekyō Sharingan após descobrir a verdade sobre seu irmão, Itachi; cheio de dor depois de descobrir que Itachi não era o vilão que ele o imaginava ser e o papel que teve na morte de Itachi. Diferente de outros Sharingans, que têm pupilas vermelhas, íris pretas e escleras vermelhas, o Mangekyō de Sasuke é o primeiro que é mostrado tendo uma pupila negra, íris vermelhas e uma escleras negras.

Sasuke foi mostrado usando as mesmas técnicas do Mangekyō Sharingan como Itachi, mas de uma maneira invertida. Com seu "Mangekyō direito" ele pode usar o Tsukuyomi para quebrar a vontade do alvo e paralisá-lo.[35] Danzō Shimura notou que a versão de Sasuke ainda não é capaz de alterar a percepção de tempo da vítima, e portanto, é muito inferior à de Itachi.[36] Com seu "Mangekyō esquerdo" ele pode usar o Amaterasu. Tem sido implicado que sua habilidade com o Amaterasu ultrapassa as de Itachi, como ele é capaz de usar o Enton: Kagutsuchi com seu "Mangekyō direito" para aplicar a Transformação da forma às chamas, bem como extingui-las à vontade. Sasuke mostrou a habilidade de usar o Susanoo, que ele mesmo parcialmente, pode manifestá-lo para se ajustar a situação, como o uso de uma caixa torácica para defesa ou manifestar somente um braço para interagir com seus arredores. O Susanoo de Sasuke desenvolve-se em estágios durante várias batalhas; ele primeiro começa usando uma versão incompleta contra o Quarto Raikage, depois desenvolve uma versão capaz de lançar flechas enquanto lutava contra Danzō, e mais tarde forma uma versão quase idêntica a de Itachi durante sua batalha contra Kakashi. O Susanoo de Sasuke parece mais demoníaco do que o de Itachi.

Devido às suas altas reservas de chakra, Sasuke é capaz de usar o Mangekyō Sharingan mais de três vezes ao dia. Sasuke pode manter o Susanoo por períodos extensos de tempo, e também usar o Amaterasu e o Tsukuyomi várias vezes ao dia junto com algumas outras que consomem chakra como o Chidori. Como com todos os outros usuários, o uso de Sasuke do Mangekyō Sharingan põe uma grande tensão em seu corpo e olhos.

Inicialmente, Sasuke recusou-se a transplantar os olhos de Itachi para restaurar a visão, mesmo quando ela foi reduzida a um grande borrão na melhor das hipóteses, alegando que suas opiniões eram diferentes das de Itachi. No entanto, depois de se encontrar com Naruto mais uma vez e ficar chocado com sua determinação em salvar Sasuke de sua escuridão, Sasuke decidiu transplantar os olhos de Itachi para que ele pudesse matar Naruto com sua força total. Seu Mangekyō Sharingan Eterno tem a forma de seu antigo Mangekyō Sharingan, mas incorpora uma versão endireitada do esquema Mangekyō Sharingan de Itachi no centro dele. Com seus novos olhos, a forma final de seu Susanoo assume uma forma mais medonha. Entretanto, seus plenos poderes amplificados ainda têm de ser revelados, no entanto, foi mostrado que Sasuke ainda tem acesso à forma original de seu Mangekyō Sharingan.[37]

Shisui Uchiha Editar

Shisui Uchiha despertou seu Mangekyō Sharingan em algum momento através de meios desconhecidos. Ele concedeu-lhe a habilidade de lançar genjutsus poderosos, o mais poderoso de seu arsenal de genjutsu era o Kotoamatsukami.[38] Esta técnica permitiu-lhe manipular completamente os pensamentos do oponente sem que tivessem a menor ideia de que eles estavam sendo controlados.[39] O único inconveniente de usar essa técnica foi o fato de que iria tornar o seu Mangekyō inutilizável por algum tempo.[40]

Uma habilidade muito cobiçada, o olho direito de Shisui foi roubado por Danzō Shimura enquanto ele ainda estava vivo.[41] Depois de substituir seu próprio olho direito pelo de Shisui e infundir algum DNA de Hashirama Senju em si mesmo, Danzō foi capaz de reduzir drasticamente o período de tempo entre cada uso desta técnica. Shisui confiou seu olho esquerdo a Itachi Uchiha e disse à ele para proteger a aldeia e o nome do clã;[42] Itachi implantou o olho em um corvo, o qual mais tarde foi armazenado dentro de Naruto Uzumaki.[43] Shisui em seguida, fez parecer que ele havia esmagado os seus próprios olhos, a fim de evitar conflitos por causa deles e apagou sua existência, embora se pensou que ele tinha sido afogado por Itachi no Rio Naka.[44] Ambos os olhos são eventualmente destruídos, com Danzō esmagando o seu antes de morrer,[45] e Itachi incinerando o corvo depois que ele saiu de dentro de Naruto.[46]

Formas do Mangekyō Sharingan Editar

Formas do Mangekyō Sharingan que Aparecem Apenas no Anime Editar

Formas do Mangekyō Sharingan Eterno Editar

Curiosidades Editar

  • No anime, na luta contra A, as linhas internas de interseção do Mangekyō Sharingan de Sasuke são substituídas por um círculo.
  • No anime, quando Kakashi usou seu Mangekyō Sharingan para teleportar as flechas do Susanoo de Sasuke, as cores preta e vermelha foram invertidas.[47]
  • As maneiras em que um indivíduo ganha o Mangekyō Sharingan são quase paralelas à forma como um Uchiha desperta seu Sharingan normal pela primeira vez, uma vez que ambos precisam de emoções intensas para despertá-los.

Referências Editar

  1. Terceiro Databook, páginas 274-275
  3. 3,0 3,1 3,2 Naruto capítulo 605, página 4
  24. 24,0 24,1 Naruto capítulo 386, página 6
  25. 25,0 25,1 25,2 Naruto capítulo 386, páginas 7-8
  47. Naruto: Shippūden episódio 214

Também no FANDOM

Wiki aleatória