FANDOM

Liberação de Madeira

Liberação de Madeira

Nome
Kanji 木遁
Rōmaji Mokuton
Português Liberação de Madeira
Viz Mangá Estilo Madeira
Estréia
Mangá Capítulo #120
Anime Naruto Episódio #71
Filme Naruto Shippūden 4: A Torre Perdida
OVA Naruto Shippūden: UNSG anime cutscenes
Aparece em Anime, Mangá, Game e Filme
Clã Símbolo Clã Senju Clã Senju
Dados
Detentores Conhecidos

Orochimaru
Hashirama Senju
Danzō Shimura
Zetsu Espiral (Apenas no Mangá)
Madara Uchiha
Obito Uchiha
Yamato
Zetsu

Jutsu

Estilo-Hokage Técnica de Sessenta-Anos — Sociedade Kakuan com Mãos Fornecedoras de Felicidade
Técnica dos Múltiplos Clones de Liberação de Madeira (Apenas no Mangá)
Arte Sábia: Liberação de Madeira: Verdadeiras Diversas Mil Mãos (Apenas no Mangá)
Buda Superior Transformado (Apenas no Mangá)
Técnica do Clone de Madeira
Técnica Secreta de Liberação de Madeira: Natividade de um Mundo de Árvores
Liberação de Madeira: Advento de um Mundo de Árvores Floridas (Apenas no Mangá)
Liberação de Madeira: Técnica de Estaquia
Liberação de Madeira: Cabeças de Cão Foo
Liberação de Madeira: Técnica da Casa de Quatro Pilares
Liberação de Madeira: Técnica da Prisão de Quatro Pilares
Liberação de Madeira: Técnica da Grande Floresta
Liberação de Madeira: Técnica do Hōbi (Apenas no Mangá)
Liberação de Madeira: Técnica do Hotei (Apenas no Mangá)
Liberação de Madeira: Natividade de Um Mar de Árvores
Liberação de Madeira: Técnica de Casas com Pilares Seriadas
Liberação de Madeira: Técnica de Ligação de Sufocamento
Liberação de Madeira: Estoques
Liberação de Madeira: Escudo de Madeira Triplicado (Apenas no Anime)
Liberação de Madeira: Transformação
Liberação de Madeira: Vinculamento da Árvore de Enterro Florescente
Liberação de Madeira: Técnica das Raízes Subterrâneas
Liberação de Madeira: Técnica do Dragão de Madeira (Apenas no Mangá)
Liberação de Madeira: Técnica do Humano de Madeira (Apenas no Mangá)
Liberação de Madeira: Bloqueio da Parede de Madeira
Liberação de Madeira: Anel de Espinhos de Madeira
Liberação de Madeira: Mundo das Paredes de Árvores (Apenas no Anime)

A Liberação de Madeira (木遁, Mokuton; Viz "Estilo Madeira") é uma kekkei genkai de natureza avançada de chakra formada através do uso simultâneo de terra e de água para criar madeira ou árvores completas.[1] Essa habilidade também pode ser usada para criar outros aspectos de árvores, como sementes e plantas floridas.[2] Técnicas de liberação de madeira podem ser produzidas a partir de qualquer lugar, incluindo do corpo do usuário, como o chakra do usuário é literalmente convertido em uma fonte de vida. Técnicas de Liberação de Madeira (木遁の術, Mokuton no Jutsu) são comumente afiliadas ao selo Cobra.

Visão Geral Editar

A habilidade se originou com Hashirama Senju, como nenhum outro membro de seu clã era conhecido por possuí-la. Sua habilidade de usar estas técnicas, foi um dos motivos para ele ser dado o título do Primeiro Hokage, e com a Técnica Secreta da Liberação de Madeira: Natividade de um Mundo de Árvores que ele foi capaz de criar a fundação de Konohagakure.[3] Esta técnica também lhe permitiu remodelar completamente os campos de batalha a seu favor. Uma capacidade altamente cobiçada, várias pessoas tentaram replicar seu poder, com algumas alcançando versões mais fracas do que através de experimentos com células de Hashirama.[4][5] Como Obito Uchiha observou, a liberação de madeira é muito difícil de controlar devido a força de vida que as suas células possuem, e elas potencialmente podem oprimir qualquer que é infundido com elas. Danzō Shimura demonstrou isso quando, depois que seus níveis de chakra foram esgotados, ele quase se transformou em uma árvore como as células o dominou.[6] É de notar também que aqueles que integram estas células crescem rostos de Hashirama em seus corpos.[7]

A primeira pessoa a tentar fazer o próprio poder de Hashirama era seu rival, Madara Uchiha. Tendo usado seu confronto no Vale do Fim para adquirir uma parte do seu DNA, Madara mais tarde aplicou aos ferimentos que sofreu. Como resultado, Madara foi capaz de executar técnicas de liberação de madeira, que ele demonstrou em sua reencarnação durante a Quarta Guerra Mundial Shinobi.[8] Madara também usou as células de Hashirama, junto com à Estátua Demoníaca do Caminho Exterior, para criar um clone vivo de Hashirama. A partir deste clone, Madara foi capaz de produzir vários seres humanos artificiais, cada um dos quais foi capaz de executar uma versão mais fraca da Liberação de Madeira de Hashirama.[9] Depois de ter sido mortalmente ferido durante sua missão na Ponte Kannabi, Obito Uchiha foi reparado com o material genético do clone vivo de Hashirama por Madara, dando-lhe a capacidade de usar a Liberação de Madeira também.[10]

Orochimaru, outro que desejava as habilidades do Primeiro Hokage, injetou o DNA de Hashirama em 60 cobaias e fora desses 60 somente Yamato sobreviveu. Com o seu próprio DNA substituído, Yamato ganhou a habilidade de usar liberação de madeira.[11] Orochimaru também executou um procedimento semelhante em Danzō Shimura através da implantação das células do Primeiro em seu braço direito. Enquanto Danzō é capaz de utilizar esse poder, a versão de Danzō parece ser muito mais crua e provoca uma fuga muito mais significativa de chakra com cada uso, causando Danzō a evitar usá-la tanto quanto possível.[12] Orochimaru também manteve uma amostra do DNA de Hashirama e mais tarde usou para reencarnar o próprio Primeiro Hokage para lutar por ele durante a Invasão de Konoha. O próprio Orochimaru mais tarde adquiriu esta habilidade cobiçada depois de assumir o corpo de um clone de esporo.[13][14]

A técnica derivada da Liberação de Madeira é o Estilo-Hokage Técnica de Sessenta-Anos — Sociedade Kakuan com Mãos Fornecedoras de Felicidade. Esta técnica produz um selo de "sentar" (座) na mão direita do usuário que pode suprimir a influência de um Bijū sobre o seu jinchūriki. Isto é feito através da produção de dragões de madeira do chão que anexam ao hospedeiro e forçam o chakra do Bijū a retroceder. O colar de Hashirama ajudou na execução desta técnica, mas seu propósito exato não estava claro. Depois de Naruto destruir o colar, no entanto, Yamato implícito que ele já não podia suprimir a influência do Demônio Raposa de Nove-Caudas.[15] No entanto, durante o treinamento de Naruto para controlar a Nove-Caudas na Cachoeira da Verdade, quando ele estava se transformando, Yamato declarou que tentaria suprimir a besta.[16] Seja ou não teria funcionado nunca foi visto devido a transformação parando por outros meios. Seja ou não este teria dado certo nunca mais foi visto, devido à parada da transformação através de outros meios.

Depois de reviver o Dez-Caudas em um estado incompleto, Madara e Obito foram capazes de melhorar seu controle sobre o animal através do uso das células de Hashirama.[17] Obito também demonstrou a capacidade de canalizar suas técnicas de Liberação de Madeira através do corpo do Dez-Caudas enquanto ligado a ele.[18]

Curiosidades Editar

  • Liberação de Madeira é paralela à arte ninja da vida real "Mokuton-no-jutsu". Um exemplo dessa prática é o Tanuki-gakure: a prática de subir numa árvore e se camuflar em meio a folhagem.
  • No anime, os Cogumelo de Modelagem parecem sugar o chakra de usuários de Estilo Madeira.[19]
  • Madara Uchiha e Danzō Shimura em ambos cresceram réplicas do rosto de Hashirama em seus corpos após a integração de suas células em seus corpos.[20][21]

Referências Editar

  3. Segundo Databook, página 279
  19. Naruto: Shippūden episódio 229

Também no FANDOM

Wiki aleatória