FANDOM

Gōkakyū no Jutsu

Um exemplo de Técnica de Katon usada por Itachi.

Katon (火遁, Liberação de Fogo; Português TV "Estilo Fogo") é uma das cinco áreas elementares básicas de transformação da natureza que permite o usuário gerar fogo moldando com o chakra superaquecido dentro do estômago antes de soltá-lo pelos pulmões e boca. Também há variações para isso na forma de meios combustíveis, tais como pólvora, papel explosivo e fluxo de chakra numa arma. [1] [2] [3]

Essa natureza, geralmente afiliada ao selo de mão Tigre, consiste de técnicas ofensivas de médio a longo alcance que causam dano combustível e explosivo. [4] A Liberação de Fogo é comum em Konohagakure no País do Fogo, sendo que o clã Uchiha possuia uma afinidade natural a esse elemento. [5] O Amaterasu, uma técnica de uso exclusivo daqueles que possuem Sharingan é uma técnica referida como a técnica mais alta do nível de Liberação de Fogo. [6]

Relações com outras Naturezas Editar

  • O Fogo é forte contra vento porque o ar aumenta as chamas, mas é fraco contra a água por ela naturalmente apagá-lo.
  • O Katon pode ser usado em conjunto com relâmpago para aumentá-lo, usando o fogo para alterar condições climáticas com uma técnica poderosa. [7]
  • Além disso, pode ser usado com vento para aumentar sua força e até mesmo prevalecer sobre uma técnica de água. [8]
  • No anime, o Katon foi mostrado sendo usado em conjunto com a Terra. [9]
  • Essa natureza é um dos componentes das seguintes Kekkei Genkai: Liberação de Lava e Liberação de Vapor.
  • Também é um componente da seguinte Kekkei Tōta: Liberação de Pó.
  • O Katon também possui uma variação avançada chamada Liberação de Chama que é feita possivelmente pela manipulação da técnica Amaterasu.

Curiosidades Editar

  • Katon tem o mesmo nome de uma arte ninja real chamada " Katon-no-jutsu ". Um exemplo dessa prática é o Hitsuke: a prática de distrair guardas incendiando um local longe do ponto de entrada planejado do ninja.

Referências Editar

  6. Terceiro Databook, página 289
  9. Naruto episódio 69

Também no FANDOM

Wiki aleatória