FANDOM

Ibiki Morino[1][2]

Ibiki Morino.png

Ibiki Morino

Estréia
Mangá Capítulo #40
Anime Naruto Episódio #21
Filme Naruto 5: Prisão de Sangue
Video Game Naruto: Ultimate Ninja
Aparece em Anime, Mangá, Jogo e Filme
Dubladores
Japonês Taiten Kusunoki
Informações Pessoais
Aniversário 20 de Março
Idade Parte I: 27

Parte II: 31

Estado Vivo
Altura Parte I: 193.5 cm
Peso Parte I: 88 kg
Tipo Sanguíneo A
Ocupação Chefe da Força de Tortura e Interrogação de Konoha
Afiliação Símbolo Konohagakure.svg Konohagakure
Time Força de Tortura e Interrogação de Konoha
Classificação Ninja
Registro Ninja 010913
Idade de Grad. na Academia 10
Idade de Prom. a Chūnin 15
Família

Idate Morino (Irmão mais novo) (Apenas no Anime)

Ibiki Morino (森乃イビキ, Morino Ibiki) é um Tokubetsu Jōnin de Konohagakure e o oficial comandante da Força de Tortura e Interrogação de Konoha (木ノ葉拷問・尋問部隊, Konoha Gomon/Jinmon Butai).[3]

História Editar

Time Hayate vs Time Anko.png

Ibiki e sua equipe lutando com uma equipe adversária.

Em sua juventude, durante o Exame Chūnin, Ibiki e seus companheiros Hayate Gekkō e Tokara confrontaram Anko Mitarashi e seu time na Floresta da Morte durante a segunda fase dos exames.[4]

ANBU Ibiki.png

Ibiki no momento em que ele conheceu Kisame, note que ele só tem uma cicatriz no rosto.

Vários anos depois, liderou um esquadrão que estava tentando recuperar códigos secretos na posse da Divisão de Criptograma de Kirigakure. Um de seus membros, Kisame Hoshigaki, o identificou como o melhor ANBU interrogador de Konoha. Entretanto, antes que a equipe pudesse conter os ninjas de Kirigakure, Kisame matou todos eles afirmando que a missão (proteger as informações a todo custo) pediu por essas ações extremas, visivelmente perturbando Ibiki.[5]

No anime, Ibiki foi o inspetor na primeira parte do Exame Chūnin que seu irmão Idate participou. Ele reprovou Idate, sentindo que ele não estava apto para ser um shinobi. Mais tarde, depois que seu irmão deixou a vila, Ibiki descobriu que Idate estava ajudando seu sensei, Aoi Rokushō, a roubar a Espada do Deus do Trovão. Ibiki e dois companheiros membros da ANBU perseguiram. No entanto, Aoi rapidamente trouxe aliados de Amegakure para capturar Ibiki e eliminar os dois membros da ANBU com ele. Aoi então torturou Ibiki para ler o pergaminho, no processo o prédio acidentalmente pegou fogo depois que Ibiki tentou libertar a si mesmo e seu irmão mais novo. Entretanto, apesar dos esforços de Ibiki, as chamas rapidamente separaram os dois irmãos. Acreditando que seu irmão estava morto, Ibiki foi forçado a retornar para a vila sozinho.[6]

PersonalidadeEditar

Ibiki sorrindo.png

Ibiki sorrindo.

Ibiki é uma pessoa muito rigorosa, e foi até mesmo descrito como sendo um sadista por Kakashi.[7] Agravando isso com sua crença de que a dor é uma forma eficaz de comunicação, que ele emprega sempre que ele exerce as suas funções de tortura e interrogatório. No entanto, ele confessou a seus subordinados durante a Invasão de Konoha que ele tinha medo de Orochimaru quando era criança, observando que ele era um pouco "desumano, mas em uma forma humana".[8] Ele também ficou visivelmente chocado quando Kisame massacrou seus próprios companheiros para proteger informações.[9] No entanto Ibiki mostrou um lado mais descontraído, que chocou Temari durante o Exames Chūnin devido à mudança drástica na personalidade.[10] Ele também riu depois de descobrir que ele tinha aprovado alguém que não respondeu a uma única pergunta no exame.[11]

Aparência Editar

Cabeça de Ibiki.jpg

As feridas na cabeça de Ibiki.

Ibiki tem uma figura grande e imponente, que ele complementa com uma cabeça acidentada e o rosto coberto com feridas antigas e cicatrizes. A cabeça de Ibiki está sempre coberta para esconder uma coleção de marcas de queimaduras, perfurações de onde parafusos eram utilizados, e as longas marcas de cortes. As cicatrizes são indicativos da tortura física ele suportou no passado, e ilustra sua capacidade de suportar a dor, sem dar a informação desejada para o inimigo. Quando criança foi revelado que ele tinha um curto cabelo prateado.[12]

Como um genin, Ibiki usava uma roupa simples preta com uma armadura de correntes por baixo, sobre a qual ele usava uma espécie de colete utilitário bege com vários bolsos amarrados a ele e sandálias na altura da panturrilha.[4]

Habilidades Editar

Ian Maiden.jpg

Ibiki usando Kuchiyose: Aian Meiden.

Ibiki é um mestre da interrogação, tanto física como psicologicamente, e desempenha um papel importante na extração de informações, como ele interroga suspeitos e prisioneiros de guerra.[2] Ele tem a capacidade de submeter as pessoas a um grande sofrimento, sem nunca usar a tortura física.[13] Ele tem completo conhecimento da psicologia humana; atacando a mente da pessoa, ele pode ganhar controle sobre seu espírito.[14] Suas habilidades de interrogação são tão reputadas que, uma vez que ele descobriu que Ibiki que iria interrogá-los, Kisame Hoshigaki imediatamente decidiu matar todos os seus companheiros da Divisão de Criptograma para os impedir de revelar qualquer informação.[5] Além de ser um manipulador mestre, Ibiki também tem uma forte determinação. No anime, mesmo depois de ser horrivelmente torturado por Aoi Rokushō, Ibiki nunca revelou qualquer informação a este último, que anos mais tarde reconheceu abertamente a fortitude de Ibiki.

No anime, durante sua luta contra o Caminho Animal de Pain ele é mostrado habilmente utilizando o Kuchiyose no Jutsu, que ele usa para invocar uma variedade de instrumentos de tortura, incluindo uma Dama de Ferro e uma Câmara de Tortura.[15] Ironicamente, estas invocações são modelados a partir das estátuas engimono — amuletos da sorte que são comumente usados ​​para abençoar a santuários e empresas com boa sorte. Além disso, algumas destas invocação eram espadas de dois gumes, onde o invocador recebe a mesma quantidade de dor que o adversário.[15] Ele afirma que isso tem algo a ver com se tornar iguais através da dor (ironicamente sendo a filosofia de Pain).[15] Ele também carrega uma grande quantidade de armamento e ferramentas escondidas em sua pessoa, como um pedaço de sílex escondido em seus molares, que ele pode usar para acender substâncias inflamáveis​​, bem como uma pequena adaga escondida no calcanhar da bota.[6] Ele também mostrou alguma habilidade em taijutsu, capaz de ferir Aoi Rokushō mesmo que ele ainda estivesse amarrado a uma cadeira.[6]

Estatísticas Editar

Databook Ninjutsu Taijutsu Genjutsu Inteligência Força Agilidade Estamina Selos Manuais Total
Primeiro 2.5 3.5 4.5 4.0 4.0 3.0 3.0 3.0 27.5

Parte I Editar

Arco Exame Chūnin Editar

Ibiki e os Inspetores.png

Ibiki e seus inspetores chegam.

Ibiki é o primeiro examinador do Exame Chūnin, testando seus alunos durante o exame escrito com perguntas muito difíceis para qualquer genin responder. Antes de iniciar o Exame, Ibiki deu um aviso ao Time Dosu após o seu ataque a Kabuto Yakushi. Durante a primeira parte do exame, Ibiki secretamente colocou dois Chūnin no meio da multidão para responder as perguntas e fazer outros genin tentarem colar por seus testes. Embora o objetivo do teste era testar as habilidades dos participantes em conseguir informações, Naruto Uzumaki não percebeu isso. No entanto, Naruto foi capaz de passar no exame sem responder uma única pergunta, um fato que Ibiki teve grande interesse.

Arco Invasão de Konoha Editar

Ibiki mais tarde vigiou as fronteiras de Konoha durante a invasão da vila por Sunagakure e Otogakure. Ele contou a seus colegas do passado sombrio de Orochimaru, e cumprimentou Jiraiya quando ele veio em seu auxílio.

Arco País do Chá Editar

No anime, Ibiki é um dos ninjas enviados ao País do Chá para pegar um ferido Sasuke Uchiha. Enquanto estava lá, ele acaba encontrando-se com Idate novamente pela primeira vez em anos. Embora tenha tido pouca interação com ele, ele disse à Idate que ele já não tem mais os olhos de um covarde.

Parte II Editar

Arco Doze Guardiões Editar

No anime, Tsunade trouxe Ibiki para obter algumas respostas de Tatsuji, um shinobi de Amegakure que estava se encontrando com Danzō Shimura, até Homura Mitokado e Koharu Utatane chegarem e revelarem que Tatsuji é um agente duplo trabalhando para Konohagakure e Amegakure.

Arco Hidan e Kakuzu Editar

Ele interrogou o contato de Kakuzu na caça à recompensas a fim de obter informações sobre a Akatsuki. Ele é mais tarde brevemente visto no funeral de Asuma.

Arco Invasão de Pain Editar

Unidade de Tortura e Interrogatório.png

Ibiki e seu time interrogando Yūdachi.

Embora Jiraiya tenha morrido na luta contra o líder da Akatsuki, Pain, uma das pistas que ele conseguiu enviar de volta para Konoha foi um prisioneiro de Amegakure. Quando os métodos de interrogação de Ibiki se mostraram ineficazes, ele chamou Inoichi Yamanaka para lhe dar assistência.

Durante a invasão de Konoha por Pain, o Caminho Animal rastreou Shizune até a Divisão de Inteligência, onde Inoichi estava sondando a mente do prisioneiro. Lá, Ibiki e um time de três membros da ANBU fizeram frente à Pain a fim de dar a Inoichi, Shizune e Ino uma chance para escapar para a Divisão de Criptograma e terminar sua investigação.

Ibiki interroga caminho animal.png

Ibiki tenta interrogar o Caminho Animal.

No anime, a ANBU batalhou contra o Cão Gigante Multi-Cabeças de Pain enquanto Ibiki conteve o Rinoceronte Gigante com a sua própria invocação da Dama de Ferro e capturou o Caminho Animal com sua técnica Kuchiyose: Câmara de Tortura. Ibiki tentou torturar e interrogar o Caminho Animal, mas logo percebeu que ele era incapaz de sentir dor, e parecia ser frio como um cadáver. O Caminho Animal se libertou de suas amarras, declarando que Ibiki "nunca poderia entender a verdadeira dor" antes de executar uma Técnica de Invocação, colocando o selo de invocação diretamente no estômago de Ibiki. A Câmara de Tortura de Ibiki desapareceu ele caiu de joelho com dor; momentos depois, o Pássaro Gigante Bico-de-Broca de Pain surgiu de suas costas, ferindo-o gravemente. Katsuyu rapidamente se ligou à ele, o curando e salvando-o. Ele continuou a lutar até que o Caminho Animal fugiu, a fim de escapar da destruição da vila.

Arco Chikara Editar

Artigo principal: Arco Chikara

No anime, Ibiki e um grupo de shinobi foram enviados para um cemitério fora da vila para investigar sepulturas que foram profanadas.[16]

Arco Confinando os Jinchūriki Editar

Interrogatório de Ibiki.png

Ibiki e seu time interrogam Karin.

Quando Karin foi para a vila por Kakashi Hatake, Ibiki e seus colegas interrogaram ela sobre tudo o que ela sabia sobre Sasuke Uchiha e Kabuto Yakushi. Ele manteve uma cara séria e personalidade severa quando Karin chorava ao contar a sua história, e ficou aparentemente imperturbado quando ela exigiu comida antes de ela falar mais. Enquanto seus outros dois colegas começaram a fazer uma tentativa de cumprir o pedido de Karin, Ibiki permaneceu impassível e disse a Karin para parar com o ato e começar a falar.

Curiosidades Editar

  • "Morino Ibiki" literalmente significa "um ronco na floresta", que claramente se refere à sua semelhança com um grande urso.
  • Foi mostrado Ibiki interrogando Zangei apenas em um omake no anime.
  • De acordo com o(s) Databook(s):
    • Sua comida favorita é enokitake salteado ou qualquer prato com carne enquanto que sua menos favorita é milho.
    • Ele deseja lutar contra Orochimaru.
    • A palavra favorita de Ibiki é "Verdade" (真実, shinjitsu).
    • Seu hobby é o interrogatório sugestivo.
    • Ibiki completou 861 missões oficiais no total: 181 rank-D, 297 rank-C, 301 rank-B, 79 rank-A, 3 rank-S.

Citações Editar

  • (Para os candidatos do Exame Chūnin) "Porque... às vezes, a informação é mais importante que a vida ... e em missões e no campo de batalha, as pessoas arriscam suas vidas para pôr suas mãos nela."[17]
  • (Para os candidatos do exame) "Informações importantes em suas mãos... podem ser uma arma poderosa para os seus companheiros e a vila."[18]
  • (Para os candidatos do exame) "A habilidade de ser corajoso e sobreviver a qualquer dificuldade... Estas são as habilidades necessárias para se tornar um capitão chūnin. Aqueles que não podem colocar os seus destinos em jogo... que se agarram ao futuro incerto de "há sempre o próximo ano"... e se afasta de sua chance... aqueles pedaços de lixo que só conseguem fazer essas escolhas covardes não merecem se tornar chūnin!"[19]

Referências Editar

  1. Primeiro Databook, página 127
  2. 2,0 2,1 Terceiro Databook, página 170
  4. 4,0 4,1 Naruto capítulo 599, páginas 2-4
  6. 6,0 6,1 6,2 Naruto episódio 105
  15. 15,0 15,1 15,2 Naruto: Shippūden episódio 160
  16. Naruto: Shippūden episódio 290

Também no FANDOM

Wiki aleatória