FANDOM

45px-Atualização.png
Atualizar

Esta página deverá ser atualizada o mais rápido possível. Ela provavelmente sofreu grandes alterações devido ao avanço da série.

Por favor, note que este é o artigo da Narutopédia sobre o Sábio. Se você está procurando o artigo sobre o clã então você deve ir para Clã Hagoromo.

Hagoromo Ōtsutsuki[1]

Hagoromo Ootsutsuki.png

Hagoromo Ōtsutsuki

Estréia
Mangá Capítulo #373
Filme Naruto 5: Prisão de Sangue (Mencionado)
Video Game Naruto Shippūden: Ultimate Ninja Storm 2
Aparece em Anime, Mangá, Game e Filme
Dubladores
Japonês Tōru Nakane
Informações Pessoais
Estado Falecido
Kekkei Genkai Símbolo Rinnegan.svg Rinnegan
Classificação Jinchūriki
Sábio
Bijū Shinju (Formas)
Ocupação Sacerdote
Família

Kaguya Ōtsutsuki (Mãe) (Apenas no Mangá)
Hamura Ōtsutsuki (Irmão) (Apenas no Mangá)
Asura (Filho)
Indra (Filho)

Tipo de Natureza

Símbolo Katon.svg Liberação de Fogo
Símbolo Futon.svg Liberação de Vento
Símbolo Raiton.svg Liberação de Relâmpago
Símbolo Doton.svg Liberação de Terra
Símbolo Suiton.svg Liberação de Água
Símbolo Inton.svg Liberação de Yin
Símbolo Yang.svg Liberação de Yang
Símbolo Yin-Yang.svg Liberação de Yin-Yang

Hagoromo Ōtsutsuki (大筒木ハゴロモ, Ōtsutsuki Hagoromo),[1] conhecido mundialmente como o grande Sábio dos Seis Caminhos (六道仙人, Rikudō Sennin), foi a figura lendária semelhante a um Deus, que fundou as artes do ninjutsu e criou o mundo ninja. Ele foi o filho da princesa Kaguya Ōtsutsuki e o primeiro humano a nascer com chakra. Ele derrotou o Dez-Caudas em batalha e selou a besta dentro de seu próprio corpo, tornando-se assim o primeiro jinchūriki.

História Editar

Kaguya e Hagoromo.jpg

O Sábio e sua mãe.

O Sábio nasceu de Kaguya Ōtsutsuki, uma princesa que comeu o fruto proibido da Shinju, que apareceu uma vez por milênio, em um esforço para ganhar as habilidades semelhantes as de um Deus para por fim à guerras constantes durante essa época. Como resultado, o Sábio nasceu com a habilidade de manipular chakra que foi passada de sua mãe. A Árvore de Deus estava determinada em recuperar seu chakra e enlouqueceu, tornando-se assim o animal conhecido como o Dez-Caudas. O Sábio conseguiu derrotar e suprimir a besta, tornando-se seu jinchūriki, e tornou-se venerado como um Deus pela virtude de sua vitória.

De acordo com o Sannin Jiraiya, o monge com o seu conhecimento da verdade do chakra tentou levar o mundo a uma era de paz, em vez de conflito. Ele viajou por todo o país, espalhando o seu ideal e religião, a Seita Shinobi (忍宗, Ninshū), o que eventualmente veio a ser conhecido como ninjutsu. Seus grandes feitos e último desejo de trazer a paz ao mundo dilacerados pela guerra o tornou amplamente conhecido como o Salvador do Mundo (この世の救世主, Kono Yo no Kyūseishu).[2][3]

A fim de proteger o mundo da ameaça do Dez-Caudas, o Sábio desenvolveu uma técnica para selar a besta dentro de seu próprio corpo, dando-lhe a capacidade de aproveitar e controlar seu poder avassalador, ele se tornou o primeiro jinchūriki. No entanto, isto ofereceu apenas uma solução temporária. No caso de sua morte, o selo poderia quebrar e o Dez-Caudas mais uma vez ser desencadeado sobre o mundo.[4]

Jovens Biju.png

Os Bijū com o Sábio dos Seis Caminhos.

Consciente de seu destino iminente, o Sábio usou a Criação de Todas as Coisas (万物创造, Banbutsu Sōzō) para dividir o chakra do Dez-Caudas em nove animais individuais que ficariam conhecidos como Bijū. Como precaução final, ele usou o Chibaku Tensei para enterrar os restos físicos do corpo do Dez-Caudas dentro de uma prisão gigantesca de pedra, que ele lançou para o céu, criando a lua.[5][6] O Sábio também deu nome a cada um dos bijū.[7][8] O Sábio também deixou uma tábua de pedra para seus descendentes, detalhando a história de sua luta com a besta. Apenas aqueles que possuem o Rinnegan podem decifrar inteiramente o conteúdo da tábua, enquanto um leitor com um dōjutsu menor pode ainda parcialmente interpretar a informação.[9] Algum tempo depois de criar os bijū, o Sábio disse que eles estariam juntos, mesmo quando separados, e que um dia seriam novamente uma única entidade, e saberiam o significado do verdadeiro poder.[10]

O desejo principal do Sábio foi o de estabelecer a paz em todo o mundo, mas era um objetivo que nunca seria alcançado em uma única vida. Sabendo disso, ele optou por confiar a sua força de sonho e legado em seus dois filhos. O filho mais velho, que herdou os "olhos" do Sábio (seu chakra poderoso e energia espiritual), ele acreditava que o poder era a verdadeira chave para a paz. O filho mais novo, herdou o "corpo" do Sábio (sua vontade poderosa e energia física), ele acreditava que o amor era a verdadeira chave para a paz. Em seu leito de morte, o Sábio escolheu o filho mais novo para ser seu sucessor. Consumido pela amargura e inveja, o filho mais velho atacou o irmão, começando uma guerra entre eles. Sua rivalidade continuaria através de seus descendentes: o clã Senju e o clã Uchiha.[5][6]

Personalidade Editar

O Sábio dos Seis Caminhos foi um homem que buscou a paz, espalhando sua sabedoria em todo o mundo. Ele foi extremamente sábio, como ele foi capaz de trazer uma grande mudança para o mundo, com a simples divulgação dos princípios do chakra e sua religião. Ele também parecia se importar com os Bijū quando eles ainda estavam com ele, dando nomes para cada um como um sinal de sua individualidade, e disse-lhes que não importa o quão longe eles estivessem, eles sempre estariam juntos e um dia iriam ser guiados para o caminho certo. Em contrapartida, os Bijū mostraram um grande respeito e adoração pelo Sábio. Kurama, por exemplo, derramou uma lágrima com o pensamento de sua morte iminente, o que sugere que os animais o vissem como uma espécie de figura paterna.

Aparência Editar

Haori do Rikudo Sennin.png

O Sábio, como visto por detrás.

Embora inicialmente descrito como uma silhueta, vários detalhes sobre a aparência do Sábio podem ser descritos. Ele tinha um pequeno cavanhaque e cabelo de cor clara curto que era espetado na frente com dois pedaços distintos de cabelo que se assemelhavam a chifres. Ele usava um manto branco comprido (haori), com uma gola alta, revelando o seu colar com seis magatama vermelhas. Esses símbolos foram mais tarde imitados pelo Caminho Deva de Nagato, e o selo ao redor do pescoço de Naruto Uzumaki e Minato Namikaze no Modo de Chakra da Nove-Caudas e Modo Bijū. Na parte de trás de seu manto havia o rlefexo de um selo que tinha o Rinnegan com nove magatama (ambos vermelho no anime) em três fileiras abaixo dele, muito parecido com o selo que apareceu nas costas de Obito Uchiha depois que ele se tornou o jinchūriki do Dez-Caudas.[11] Em um aspecto em que seu rosto estava parcialmente visível, ele estava em um estado idoso.[12]

Habilidades Editar

Babutsu Sozo.png

O Sábio dos Seis Caminhos usando a Criação de Todas as Coisas.

Apesar de não se saber muito sobre todas as habilidades que o Sábio possuía, é seguro assumir que ele era uma pessoa muito poderosa. Mesmo entre os padrões de hoje, Kurama ainda considera-o como o indivíduo mais poderoso do mundo, tendo sido a única pessoa a derrotar o Dez-Caudas. Sendo que era reverenciado como um deus, fazendo com que o próprio Sábio se visse como um deus. O Sábio também foi reverenciado como o primeiro homem a entender a natureza do chakra em si. Esta sabedoria, combinado com o seu kekkei genkai, o Rinnegan, permitiu ao Sábio criar o primeiro ninjutsu moderno. Com tais poderes à sua disposição, o Sábio obteve um grande número de seguidores, como homens e mulheres de todo o mundo que se esforçaram para aprender os seus ensinamentos. Como os discípulos do Sábio cresciam continuamente em maior número, isso levou à criação de clãs ninja, e mais tarde, aldeias ninja. É impossível superestimar o efeito do Sábio no curso do desenvolvimento do mundo ninja. Como o primeiro ninja verdadeiro, ele criou o mundo ninja, que se revolucionou e mudou para sempre.

O Sábio foi mostrado carregando dois objetos. Um era o que parecia ser uma grande katana na mão, enquanto a outra era um shakujō — um equipamento budista anelado que se destina a ser usado em orações, mas também pode ser eficazmente utilizado como uma arma.[13]

Rinnegan Editar

Artigo principal: Rinnegan O Sábio foi dito ter sido o único shinobi a ter dominado totalmente o Rinnegan, o que lhe permite manipular todos os cinco tipos de chakra da natureza. Ele é reverenciado como uma das figuras mais lendárias do mundo ninja, e é provavelmente o mais forte ninja que já existiu. Ele era tão poderoso, que ele criou a lua usando o Chibaku Tensei em seu leito de morte. Mesmo Nagato afirmou que o seu poder não era nada em comparação com o do Sábio. Como portador do Rinnegan, o Sábio, também exercia todas as habilidades da Técnica dos Seis Caminhos.[14]

Jinchūriki Editar

O Sábio desenvolveu a primeira técnica capaz de selar um bijū dentro de um corpo humano, tornando-se o primeiro Jinchūriki da história. Possuindo o grande poder do Dez-Caudas contido dentro dele, o Sábio desenvolveu um imensurável poder e chakra que ultrapassava de longe todos os outros. Mesmo em seu leito de morte, o Sábio foi capaz de empregar sua técnica Chibaku Tensei em grande escala e usar esse chakra para criar a lua e selar o corpo do Dez-Caudas dentro dela, uma prova clara de seu incrível poder.

Chakra Yin e Yang Editar

Ao usar o chakra Yin, que vem da energia espiritual e o chakra Yang, que vem da energia física, ele tinha a capacidade de criar formas a partir do nada com um simples pensamento e depois dar vida à elas. O Sábio criou os nove bijū com o chakra do Dez-Caudas usando essa capacidade.[6]

Ferramentas Preciosas Editar

O Sábio exercia ferramentas únicas que ficaram conhecidas como as cinco Ferramentas Preciosas do Sábio dos Seis Caminhos, com cada uma possuindo uma habilidade única e poderosa, mas todas elas requerem um vasto reservatório de chakra, o que pode rapidamente matar qualquer ser humano normal, em ter utilizado uma delas. Sendo o jinchūriki do Dez-Caudas, isto não representava nenhum problema para o Sábio. Os cinco tesouros são: o Bashōsen, Benihisago, Kōkinjō, Shichiseiken, e o Kohaku no Jōhei. Ao combinar a Benihisago, Kōkinjō, e Shichiseiken, o Sábio (ou qualquer usuário) pode capturar a palavra alma de suas vítimas, e depois prendê-la na cabaça para selar a vítima. O Bashōsen pode gerar qualquer um dos cinco elementos básicos. O Kohaku no Jōhei pode selar qualquer pessoa, sem utilizar os procedimentos da Benihisago. As ferramentas preciosas finalmente caíram em posse de Kumogakure, e depois para as mãos dos Irmãos Ouro e Prata, que fizeram o uso das ferramentas nas suas atividades criminosas.[15] Kumo no entanto, conseguiu recuperar o Kohaku no Jōhei que foi mantido no gabinete do Raikage.[16]

Legado Editar

Conforme o tempo se passou, o Sábio finalmente desapareceu na lenda. Sua linhagem foi dividida em descendentes de seus dois filhos, que eventualmente formam o clã Senju — e através de relações distantes do clã Uzumaki — e o clã Uchiha. Como resultado da aquisição e integração do DNA Senju no corpo de Madara Uchiha, o Rinnegan iria ressurgir mais tarde. Apesar de ter notado nada aconteceu inicialmente após a integração do DNA, quando ele se aproximava do fim de sua vida natural, o dōjutsu finalmente despertou.[17] Com isso, Madara Uchiha conseguiu desfazer o selo do Sábio no corpo do Dez-Caudas por invocação a partir da lua e formulou o Plano Olho da Lua para se tornar o novo jinchūriki do Dez-Caudas.[17]

Nagato, aluno de Jiraiya, manifestou o Rinnegan, suponha-se que Nagato é uma reencarnação do próprio Sábio.[18] Na realidade, Madara secretamente transplantou seu Rinnegan para o menino, sem o seu conhecimento.[17] Nagato, como um descendente do clã Uzumaki e também relacionado ao Senju, foi o anfitrião perfeito para o dōjutsu. No entanto, Nagato notou que seu próprio poder seria pouco em comparação com o do Sábio.[19] Outros, incluindo Kakashi Hatake, observou que o Rinnegan era visto apenas como uma mutação.[20] Pelo reconhecimento do Sábio por Kurama e Son Gokū (e o estado aparente dos bijū, como os únicos sobreviventes do tempo de vida do Sábio), isso dá credibilidade à sua existência.[21][22]

Antes de morrer, o Sábio disse aos jovens bijū que alguém iria vir e conduzi-los no caminho certo. Os bijū mais tarde viriam a concordar que essa pessoa é Naruto Uzumaki.[23]

Curiosidades Editar

  • O colar que o Sábio usava pode ser uma referência para o Colar Yasakani, um colar lendário de magatama que faz parte da Regalia Imperial do Japão, juntamente com a Espada Kusanagi e o Espelho Yata.
  • O Sábio tem o mesmo apelido que ambos o Primeiro e Terceiro Hokage, que foram todos conhecido como o Deus dos Shinobi (忍の神, Shinobi no Kami).
  • Devido a capacidade dos Irmãos Ouro e Prata para assimilar o chakra de Kurama por comer um pouco de sua carne, o Raikage suspeita que eles sejam parentes distantes do Sábio.[24]
  • Hagoromo (羽衣) se traduz em "túnica de pena". O nome é uma referência de O Conto do Cortador de Bambu, no qual a Princesa Kaguya recebe um hagoromo para usar em cima de seu retorno à Lua. Seu último nome literalmente significa Grande Árvore Cilíndrica (大筒木, Ōtsutsuki).

Citações Editar

  • (Como citado por Jiraiya) "Eu sou o único que vai estabelecer a paz e a ordem." (「我安寧秩序を成す者」, "Ware annei chitsujo o nasu mono.")[18]
  • (Para os Bijū) "Eu não tenho muito tempo mais. Shukaku, Matatabi, Isobu, Son Gokū, Kokuō, Saiken, Chōmei, Gyūki, Kurama. Mesmo que vocês tenham se separado, vocês sempre devem estar juntos. Até que, eventualmente, o tempo virá quando vocês se tornarem um... Cada um de vocês tem um nome... E com um formato diferente do que vocês tinham, até agora, lhe será mostrado um caminho justo, diferente do tempo que passaram dentro de mim. Qual é o verdadeiro poder... ...Até aquele tempo..." (「私はもう長くない 守鶴・又旅・磯撫・孫悟空・穆王・犀犬・重明・牛鬼・九喇嘛 離れていてもお前達はいつも一緒だ いずれ一つとなる時が来よう…それぞれの名を持ち…今までとは違う形でな そして私の中に居た時と違い正しく導かれる 本当の力とは何か… …その時まで…」, "Watashi wa mō nagakunai. Shukaku, Matatabi, Isobu, Son Gokū, Kokuō, Saiken, Chōmei, Gyūki, Kurama. Hanarete ite mo omaetachi wa itsumo issho da. Izure hitotsu to naru toki ga koyō… Sorezore no na o mochi… Ima made to wa chigau katachi de na. Soshite watashi no naka ni ita toki to chigai tadashiku michibikareru. Hontō no chikara to wa nani ka… …Sono toki made…")[10]

Referências Editar

  1. 1,0 1,1 Naruto capítulo 646, página 8
  5. 5,0 5,1 Naruto capítulo 467, páginas 15-16
  6. 6,0 6,1 6,2 Naruto capítulo 510, páginas 11-12
  17. 17,0 17,1 17,2 Naruto capítulo 606, página 13
  18. 18,0 18,1 Naruto capítulo 446, página 10

Também no FANDOM

Wiki aleatória