FANDOM

Chidori

Chidori.jpg

Nome
Kanji 千鳥
Rōmaji Chidori
Português Literal Mil Pássaros
Estréia
Mangá Capítulo #113
Anime Naruto Episódio #67
Filme Naruto o Filme: Conflito Ninja no País da Neve
OVA Finalmente um confronto! Jōnin vs Genin! Sem discriminação, Grande Abertura da Exibição de Lutas!!
Aparece em Anime, Mangá, Game e Filme
Dados
Classificação Ninjutsu
Tipo Símbolo Raiton.svg Liberação de Relâmpago
Classe Ofensivo
Alcance Curto-alcance
Selos Manuais Boi → Coelho → Macaco [1] → Dragão → Rato → Pássaro → Boi → Serpente → Cachorro → Tigre → Macaco [2]
Usuário(s)

Kakashi Hatake
Sasuke Uchiha

O Chidori é a primeira técnica original de Kakashi Hatake, apesar de ele agora usar uma versão rank-S mais poderosa conhecida como Raikiri. Ele a criou em torno do tempo em que foi promovido a Jōnin, e mais tarde ensinou a técnica a Sasuke Uchiha.

Descrição e EfeitoEditar

Kakashi Chidori.png

Kakashi usando Chidori.

Este jutsu se trata de acumular uma grande quantidade de chakra Raiton na mão do usuário. A quantidade de chakra é tão grande que se torna visível. A alta concentração de energia elétrica produz um som que lembra muitos pássaros cantando, daí o nome.[3]

Uma vez que a técnica é completada, o usuário corre em alta velocidade para a frente e leva o Chidori ao alvo. Isso produz grandes quantidades de dano, que é normalmente fatal. Essa técnica é classificada como uma técnica de assassinato por causa da velocidade com que é realizada, apesar do barulho que ela produz.[3]

Como mostrado contra Killer B, o Chidori também pode ser usado apenas para dar ao adversário um grande choque elétrico sem perfurá-lo.[4]

DesvantagensEditar

No entanto esse jutsu tem uma grande desvantagem. A velocidade com que o ataque é feito, combinado com o fato de que o usuário deve executá-lo em linha reta, produz um efeito de túnel de visão para o usuário. Isso permite que o inimigo facilmente contra-ataque, tornando-o um movimento potencialmente letal para o usuário. Isso foi observado por Minato Namikaze, quando Kakashi o usou pela primeira vez. Embora essa desvantagem pareça tornar o aprendizado da técnica bastante inútil, Sasuke e Kakashi são capazes de evitar o inconveniente por causa do Sharingan, com isso permitindo que vejam cada detalhe, independentemente de quão rápido o usuário está se movendo.[5]

Como desvantagem adicional, a grande quantidade de chakra necessária para se produzir o jutsu limita o número de vezes que o mesmo pode ser usado por dia. Na Parte I, Sasuke só podia usá-lo duas vezes ao dia (sob o seu poder)[6], e Kakashi quatro vezes,[7]. Apesar disso os limites de Kakashi foram aumentados na Parte II, permitindo a ele usar a técnica mais vezes. Caso o usuário tente ir além de seus limites usando todo o seu chakra, toda a sua energia vital será sugada junto, podendo causar a morte do mesmo.[8]

Um problema adicional, embora não necessariamente uma debilitante, é o fato de que a grande quantidade de chakra pode também ferir a mão e o braço do usuário, principalmente se ele colocar muita potência no Jutsu. No Clássico, Sasuke faz isso quando enfrenta seu irmão, Itachi .[9]

Uso e AproveitamentoEditar

Originalmente, quando Kakashi inventou o Chidori, ele sofreu o inconveniente da técnica por ser um ataque em linha reta e em grande velocidade, o que levou Minato Namikaze a dizer-lhe para não usá-la, pois o risco era muito grande, e a técnica se tornaria inútil pois o alvo poderia simplesmente fugir dela.[10] No entanto, depois de adquirir o Sharingan de seu falecido amigo, Obito Uchiha, Kakashi eliminou essa desvantagem, já que ele passou a ser capaz de prever os movimentos do adversário e procurá-los muito mais facilmente, dificultando que os mesmos escapem.[11] Algum tempo depois de dominar o Chidori, Kakashi melhorou a técnica para uma versão muito mais poderosa, o Raikiri, que ele usa com mais freqüência do que o Chidori em si.[12] O Raikiri é poderoso o suficiente para abrir um buraco no peito de uma pessoa atingida por ele, como visto quando Haku protegeu Zabuza do ataque de Kakashi.

Kakashi ensinou a Sasuke o Chidori para persuadi-lo a não usar o Selo Amaldiçoado do Céu, e enfatizou que o Chidori é uma lâmina para proteger seus amigos, bem como para perder os seus desejos de vingança. Infelizmente para Kakashi e os outros, Sasuke tem usado essa lâmina para cortar os laços em sua ânsia de poder e vingança. Na Parte II, Sasuke dominou os princípios do Raiton, podendo utilizar a técnica sem precisar de selos como Kakashi, e com isso desenvolveu uma série de outros jutsu Raiton, a maioria dos quais são derivados do Chidori. Sasuke também pode transmitir seu Chidori através de armas, como ele faz com a Espada e com o Fūma shuriken.

Influência do Selo Amaldiçoado do CéuEditar

Sasuke tem mostrado que forçando mais chakra do Juin, ele pode usar um Chidori
Chidori Negro.png

Sasuke usando o Chidori Negro.

adicional depois de ter atingido o seu limite diário. Devido à influência exibida pelo selo amaldiçoado, este Chidori adicional é mais forte do que a versão padrão do que quando essencialmente a ser o mesmo jutsu apesar de seu nome novo de Habataku Chidori (羽撃く千鳥, Mil Pássaros Corrompidos). Esta versão do Chidori dá e ele um brilho preto, juntamente com o som de asas batendo em voo, em vez do brilho padrão azul e ruídos estridentes.[13]. Sasuke não usou esta técnica desde que perdeu seu Selo durante sua batalha com Itachi. Presume-se que ele não pode usar esse tipo de Chidori depois de perder o Selo Amaldiçoado, devido à ausência da sua influência sobre o Chidori regular. Nos primeiros jogos do Ultimate Ninja Storm, ele é referido como "Chidori Lamentado".

CuriosidadesEditar

  • O nome de Chidori vem de uma história sobre o famoso samurai Tachibana Dōsetsu (立花道雪, 22 de abril, 1513 - 2 de Novembro, 1585). Tachibana estava na posse de uma espada famosa chamada Chidori (千鸟, Mil Pássaros). Um dia, enquanto ele ainda era um jovem, ele foi se abrigar embaixo de uma árvore, porque estava chovendo. De repente, um raio atingiu ele. No entanto, usou sua Tachibana Chidori para cortar o Deus do Trovão dentro do raio, que lhe permitiu sobreviver. Após esse incidente, ele renomeou seu Chidori para Raikiri (雷切, Corte Relâmpago).
  • No anime, o Chidori parece um montante branco, em forma de esfera de energia elétrica que emite pequenas luzes que cercam a palma da mão. No mangá, ele não tem forma, é apenas uma cobertura de electricidade ao longo de toda a mão. Mais tarde, no anime, o aparecimento de alterações do Chidori de Sasuke passam a assemelhar-se ao mangá.
  • "Chidori" (千鳥) também pode ser traduzido para "Tarambola".
  • Em Naruto: Ultimate Ninja 3, se o jogador personalizar algum personagem (como Naruto), ele sera capaz de usar esta técnica.
  • Na Ilustração do Livro de Naruto, uma imagem descreve Sasuke estendendo um Chidori de sua mão para cobrir múltiplas kunai lançada.
  • Kakashi observou que o Chidori era uma lâmina que era para ser usado para proteger seus amigos. Mais tarde foi revelado que ele tinha realmente usado esta técnica para matar Rin Nohara.

Veja TambémEditar

Referências Editar

  1. Naruto episódio 134
  2. Naruto episódio 67
  3. 3,0 3,1 Naruto capítulo 113, página 15
  9. Naruto capítulo 146, páginas 13, 17
  11. Naruto capítulo 244

Também no FANDOM

Wiki aleatória